Outubro Rosa: Fatores de risco do câncer de mama

O surgimento de um câncer, neste caso o de mama, não tem uma causa única, mas, sim, diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos/idade reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários.

Idade

As mulheres mais velhas, principalmente com mais de 50 anos, estão pré-dispostas a desenvolver a doença. As alterações biológicas inerentes ao envelhecimento e o acúmulo de exposições ao longo da vida aumentam esse risco.

Fatores endócrinos/idade reprodutiva

Mulheres que tiveram a primeira menstruação antes dos 12 anos, menopausa após os 55, primeira gravidez após os 30 anos ou nunca pariram, fizeram uso de contraceptivos orais (estrôgenio/progesterona) ou reposição hormonal pós-menopausa têm os riscos aumentados para o desenvolvimento do câncer de mama.

Fatores comportamentais/ambientais

A ingestão de bebidas alcoólicas, o tabagismo, o sobrepeso, o sedentarismo, a exposição à radiação ionizante, a determinadas substâncias como agrotóxicos e benzeno ou a ambientes com campos eletromagnéticos ou magnéticos, são evidências sugestivas, mas não conclusivas de que podem aumentar o risco de câncer, portanto, melhor evitá-las ou minimizá-las.

Fatores genéticos/hereditários

Este fator corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos, no entanto, é um fator de risco. Por isso, mulheres que possuem vários casos de câncer de mama e/ou pelo menos um de ovário em parentes consanguíneos (mãe, irmãs, avós, tias e primas), sobretudo em idade jovem, ou caso de câncer de mama em algum homem (consanguíneo), têm o risco elevado para a doença.

Por isso, se você se encaixa em alguma dessas situações citadas acima, não deixe de se cuidar e ficar alerta com a sua saúde.

Previna-se!

Fonte: INCA

Posts relacionados

Faça sua pré-matrícula

Fale Conosco

Nós ligamos para você!