Ir para o conteúdo
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

A Instituição

Missão e Visão

Fundada em 19 de outubro de 2001, a antiga Faculdade Social da Bahia e atual Centro Universitário Social da Bahia – Unisba, credenciado pela portaria n° 1.516 de 29 de agosto de 2019, se dedica à formação de profissionais com competência técnica e humanística em diferentes áreas do conhecimento. Em 2022, a instituição foi adquirida pelo conceituado Grupo Educacional Faveni, presente em mais de 7 estados brasileiros, que imprime novidades e faz com que o Unisba siga realizando seu trabalho excepcional.

Com uma equipe docente altamente qualificada e com reconhecimento no mercado, a instituição oferece modernos laboratórios, biblioteca, piscina, articulação entre teoria e prática, filosofia de ensino com pesquisa e extensão, fácil acesso e ótima localização.

Os cursos de Graduação e Pós têm o compromisso de oferecer possibilidade de ascensão profissional e social aos acadêmicos, sempre com o foco no desenvolvimento da sociedade, por meio de seus projetos de interação social e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

A instituição oferece cursos direcionados às diversas áreas de atuação com objetivo de formar profissionais comprometidos politicamente com a conjuntura brasileira, capazes de atuar com competência nos diversos âmbitos da sociedade, aptos a organizar, planejar, administrar, buscar informações e utilizar conhecimento científico e emocional como alternativas para se construir e consolidar uma sociedade mais democrática e justa.
Venha viver o novo!

Nossa Missão

Proporcionar o desenvolvimento da ética e da formação humanista e cidadã, por meio da excelência do ensino superior, pesquisa e extensão.

Nossa Visão

Ser uma instituição de referência nacional em educação superior, reconhecida pela prática social responsável, comprometida com o desenvolvimento regional e a formação de profissionais com competência técnica e humanista.

Nosso propósito/Negócio

A Transformação Social. A formação do Centro Universitário UNISBA deve contribuir para que os alunos se tornem protagonistas de transformação social.

A formação que oferecemos aos alunos do Centro Universitário UNISBA,
humana e humanizante, é pautada nos valores da sensibilidade ética,
justiça, solidariedade, verdade, honestidade, transparência, no
cuidado com as pessoas, na compreensão das necessidades e fragilidades
humanas.

Ética (do grego ethos, que significa modo de ser, caráter,
comportamento) é o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o
melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. A ética é uma teoria
associada à prática moral que analisa e critica os fundamentos e
princípios que regulam um determinado sistema moral. Todo ser humano
possui um senso ético ou uma consciência moral. Na formação acadêmica,
a ética não se dá somente no campo do saber teórico e prático
vivenciado ao longo do curso, mas também através de uma formação
humano-profissional conquistado à luz da ética do dia a dia, ética da
vida.

Cordialidade: vem do coração, se expressa nas relações baseadas na
empatia pelo ser humano e no respeito. Ser cordial é ser afável,
sincero e franco com seus liderados e seus colegas. Assertividade é a
capacidade de expressar idéias, opiniões de forma cordial, simples,
direta, empática e respeitosa. A assertividade supõe várias outras
habilidades: flexibilidade, capacidade de ouvir, boa percepção,
transparência, simplicidade, objetividade, auto-estima boa, ser “bem
resolvido”, estar de bem com a vida. O líder precisa treinar a
habilidade de ser assertivo. Ser um líder assertivo é saber falar e
agir de modo que facilite as coisas no funcionamento da instituição e
da equipe que ele dirige; permitir que seus liderados expressem suas
emoções e suas opiniões, é ser gentil, respeitoso, honesto, verdadeiro
e positivo com as pessoas.

É finalidade das instituições educativas, através de seus
profissionais (professores e não professores), promover e auxiliar na
formação integral dos/as estudantes. Dentro da complexa dinâmica de
uma formação que seja integral, a outra finalidade da educação
escolarizada (educação formal), é, efetivamente, primar e criar
condições para o exercício da cidadania, tendo em vista a
transformação pessoal e social. Para tanto, a excelência deve ser
objetivada pelos conteúdos desenvolvidos em função de conhecimentos
que não se limitem ao plano teórico/conceitual, mas que avancem em
direção mais abrangente. Esses conteúdos assumem o papel de envolver
todas as dimensões da pessoa, caracterizando as seguintes tipologias
de aprendizagem: factual e conceitual (o que se deve aprender?);
procedimental (o que se deve fazer?); e atitudinal (como se deve
ser?).

Equidade diz respeito ao senso de justiça, à correta aplicação da
justiça. A equidade só pode existir a partir da alteridade. É a busca
de transformar a instituição em uma comunidade humana onde todos são
respeitados em sua dignidade, em que se percebe o outro em suas
diferenças e o respeita em sua singularidade. Superação gradativa das
desigualdades em todos os sentidos. A elaboração de políticas que
incentivem a todos no empenho pela capacitação e qualificação
profissional.

A corresponsabilidade é mais ampla do que participação. Uma pessoa
pode realizar todas as suas atividades e não ser corresponsável. É uma
forma de ação colegiada, onde todos se sentem igualmente responsáveis
por um objetivo comum. Todo corresponsável comunga com a missão da
Instituição. A corresponsabilidade se dá entre iguais onde uma pessoa
será a medida da outra, transcendendo-se, tornando-se sujeito
corresponsável; entre desiguais o que acontece é a submissão.

Instituição que acredita no ser humano e luta para que as injustiças
sejam combatidas com rigor, buscando ajudar sempre os mais
necessitados, contribuindo para que tenham acesso aos seus direitos.
Fazer com que todos sintam-se parte da Família UNISBA, independente do
cargo ou função que exerçam na Instituição. A formação que a
Organização oferece deve contribuir para que os alunos tenham contato
com a realidade social, tornando-os protagonistas da transformação
social. E os profissionais da instituição também sejam contemplados
por esta ação e contribuam, por sua vez, para esta transformação.