Novembro Azul: Quais são os fatores de risco para câncer de próstata?

Diversos fatores podem ser considerados como um risco para o desenvolvimento do câncer de próstata, conforme relacionados abaixo:

  • A idade é um fator de risco importante, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.
  • Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, podendo refletir tantos fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.
  • Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado.
  • Exposições a aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio), arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas estão associadas ao câncer de próstata.

Por conta de ser uma doença, na maioria dos casos, silenciosa, é importante que homens com 45 anos ou mais façam anualmente o exame de toque para detecção de anomalias no órgão, bem como o exame de PSA para a verificação dos valores desta enzima no sangue.

Por isso, não se deixe levar por preconceitos que podem matar.

Previna-se!

Fonte: INCA

Posts relacionados

Faça sua pré-matrícula

Fale Conosco

Nós ligamos para você!