Diversos fatores podem ser considerados como um risco para o desenvolvimento do câncer de próstata, conforme relacionados abaixo:
- A idade é um fator de risco importante, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.
- Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, podendo refletir tantos fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.
- Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado.
- Exposições a aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio), arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas estão associadas ao câncer de próstata.
Por conta de ser uma doença, na maioria dos casos, silenciosa, é importante que homens com 45 anos ou mais façam anualmente o exame de toque para detecção de anomalias no órgão, bem como o exame de PSA para a verificação dos valores desta enzima no sangue.
Por isso, não se deixe levar por preconceitos que podem matar.
Previna-se!
Fonte: INCA