Central de Atendimento

Guia para abertura de requerimento na Central de Atendimento da UNISBA

Aqui, os estudantes do Centro Universitário UNISBA podem conhecer procedimentos acadêmicos, processos normativos para a abertura de requerimentos, obtenção de documentos específicos, entre outros. Listamos as perguntas e dúvidas mais frequentes abaixo, é só clicar.

Caso você necessite de um atestado de comparecimento, deverá solicitá-lo na Central de Atendimento através do formulário padrão de requerimento. No espaço de complemento do requerimento, você deve deixar claro seu pleito, explicando a razão de sua solicitação e a situação de seu comparecimento à UNISBA. Sua solicitação será encaminhada para verificação de seu pleito e posterior emissão do atestado pedido.
Se ligue! Terminado o prazo de 72 horas úteis, você deverá retornar a Central de Atendimento para receber o atestado de presença, caso seja deferido.

Você deverá se dirigir à Central de Atendimento para preenchimento de requerimento padrão. No requerimento você deverá marcar o item “carta de apresentação para empresa”.
No complemento deve ser apresentado nome dos componentes do grupo com respectivas matrículas, nome do responsável e cargo da pessoa que irá recebê-los na empresa, além do setor de sua responsabilidade. O Requerimento será encaminhado para a Secretaria Geral de Cursos para a produção da referida carta de apresentação.
Observe: Todos os alunos devem estar devidamente matriculados no semestre. Prazo: 72 horas úteis.
Após este prazo você deve se encaminhar à Central para retirada do documento.

Cordialidade: Se você já efetuou todos os procedimentos de colação de grau, você pode solicitar uma declaração de conclusão de curso. Para tanto, você deve se dirigir à Central de Atendimento e preencher o requerimento padrão marcando esta solicitação.
A Central encaminhará seu requerimento para a Secretaria Geral de Cursos, que analisará sua solicitação. Em você tendo cumprido todos os trâmites institucionais e colado grau, seu documento será confeccionado e retornará à Central de Atendimento em ate 72 horas úteis.

Definição: Ato de emissão do documento oficial do Centro Universitário UNISBA, que certifica a conclusão do curso de graduação e confere o Grau.
Aplicação: Aluno(a) regular que tenha integralizado a matriz curricular do respectivo curso e realizado a Colação de Grau.
Procedimento: Após a Colação de Grau, o(a) aluno(a) poderá requerer seu Diploma através do sistema de requerimento disponível na Central de Atendimento, anexando os documentos necessários. O(A) aluno(a) será informado através de e-mail no prazo máximo de até 90 dias sobre qualquer pendência e/ou divergência na documentação entregue, bem como, a convocação para assinatura do Diploma na Secretaria Acadêmica. Em seguida, a Instituição encaminhará o Diploma para registro junto ao órgão competente, desde que a documentação esteja completa e o Diploma devidamente assinado.
Segue abaixo, a relação de documentos necessários para anexar ao requerimento de emissão do Diploma:
• RG com emissão inferior a 10 anos ou Carteira de Habilitação dentro da validade;
• CPF;
• Certidão de Nascimento e/ou Casamento;
• Histórico Escolar do Ensino Médio (2º Grau).
Observação 1: as cópias dos documentos acima deverão ser anexadas ao requerimento referente ao processo de Registro de Diploma;
Observação 2: NÃO é necessário autenticar nenhum documento solicitado em Cartório, basta que sejam cópias legíveis -> Apresentar também, os documentos ORIGINAIS na Central de Atendimento para conferência;
Observação 3: Histórico Escolar do Ensino Médio – Apenas Colégios/Escolas do Estado da Bahia deverão conter o Código de Segurança quando emitidos a partir de Dezembro/1999. É obrigatório conter a carga horária detalhada de cada disciplina cursada por ano de estudo;
Observação 4: Histórico Escolar do Ensino Médio quando realizado através de Supletivo – deverá ser entregue o documento ORIGINAL.
Outras considerações:• Para o(a) graduado(a) solicitar o Diploma deverá ter participado da solenidade de outorga de grau;
• A emissão de 2ª via do diploma dar-se-á com ônus para o solicitante, além da entrega dos documentos exigidos: boletim de ocorrência registrando perda ou roubo do documento e/ou, em caso de danificação o documento original danificado.

Observe: Este procedimento aplica-se ao aluno que está em abandono, desde que os seus dados não tenham sido enviados para o Censo – INEP. Se este é o seu caso, você deve preencher requerimento junto à Central de Atendimento que dará o encaminhamento do mesmo à Secretaria. A Secretaria avaliará o pedido e dará os encaminhamentos até o parecer final.
Caso o parecer seja favorável, você será informado e deverá proceder com a regularização da matrícula do semestre em abandono através de trancamento, solicitando pareceres da biblioteca, da Secretaria e do financeiro. Assim, após execução do trancamento no sistema acadêmico com a regularização do seu vinculo, você fica apto a matricular-se no semestre vigente para cursar.
Atenção: Caso o parecer não seja favorável, você deverá entrar em contato com o Núcleo de Seleção de Ingressantes para verificar as possibilidades de retorno que não através da reabertura de matrícula.
Observação: Fique atendo ao calendário acadêmico para efetuar sua solicitação!
Observe: Caso haja deferimento de seu pleito, você deverá solicitar trancamento dos semestres em abandono, regularização de seu vínculo com a instituição, para posterior matrícula no semestre vigente.
Se ligue: Se não houve abandono, você pode solicitar matrícula conforme trâmite institucional.

• A mudança de curso deverá ser solicitada através do formulário padrão de requerimento na Central de Atendimento;
• Após preenchimento do requerimento, você deverá efetuar o pagamento no setor financeiro do valor correspondente à mudança de curso (15% do valor da mensalidade, levando em consideração o valor da grade completa do 1º semestre) e retornar a central de atendimento;
• A Central de Atendimento irá encaminhar o requerimento para a Secretaria Geral de Cursos avaliar e dar seu parecer quanto a possibilidade ou não de mudança de curso;
• Verificada a possibilidade, e efetuada a mudança de curso, a Secretaria Geral de Cursos encaminhará uma cópia do requerimento deferido para a Central de Atendimento, juntamente com 1 novo RM. A Central informará sobre seu deferimento. A Secretaria Geral de Cursos faz os encaminhamentos junto ao financeiro.
Se ligue! Terminado o prazo de 72 (setenta e duas) horas úteis, você deverá retornar a Central de Atendimento para verificar o parecer do seu pedido de mudança de curso e retirar seu novo RM atualizado, em caso de deferimento.
Importante! Você deverá solicitar mudança de curso dentro do prazo estabelecido no calendário acadêmico. Não será avaliada nem permitida mudança de curso fora do prazo;
Observe! Você não poderá assistir as aulas no curso da mudança solicitada enquanto não houver deliberação do seu pleito ou em tendo o mesmo sido indeferido;
Atenção: Caso a solicitação de mudança de curso seja indeferida, o valor pago na abertura do requerimento será devolvido em seu valor integral.

A solicitação de entrega de atividades complementares deve ser feita através de preenchimento de requerimento padrão na Central de Atendimento.
Se ligue! Você deve estar em posse dos certificados que comprove a participação nas atividades e/ ou um relatório, caso seja exigido, dentro dos parâmetros do Regulamento de Atividades Complementares do seu curso.
Converse sempre com seu coordenador!
Você entregará ao atendente da Central de Atendimento cópia dos materiais. O atendente dará o confere com o original, emitindo um comprovante de recebimento dos documentos.
Estes documentos serão encaminhados ao protocolo, cujo procedimento será o de encaminhar o processo à Coordenação do curso que avaliará e fará a validação das horas de atividades complementares.
Observação: A Coordenação, após a validação, retornará os documentos à Secretaria, que fará a inserção dos dados no sistema acadêmico
Se ligue: O registro acadêmico computará no sistema as horas de atividades aproveitadas;
Você deve acompanhará o lançamento no sistema através do portal.
Documentos serão então arquivados na sua pasta.

Você deve se dirigir à Central de Atendimento para preenchimento do formulário padrão de requerimentos, marcando na solicitação “outros”.
No espaço reservado para complemento do requerimento, você deve indicar a atividade e o semestre de realização em que esteve presente. Este requerimento será encaminhado para a Extensão, a fim de que seja analisado e caso confirmada a sua participação nas atividades apontadas, a funcionária da extensão entrará em contato com você, solicitando seu comparecimento ao setor para a retirada do documento. Caso haja alguma situação a ser esclarecida, o setor entrará em contato.
Se ligue! É necessário que você aponte as atividades no campo de complemento!
Prazo máximo: 5 dias úteis!

• Você deve se dirigir até à Central de Atendimento, preencher requerimento padrão marcando a solicitação “transferência externa”. Isso posto, deverá entregar a documentação exigida pelo Edital junto à Central de Atendimento e esta enviará o processo à Secretaria para avaliação do Coordenador do Curso;
• O Coordenador avaliará a possibilidade de dispensa de disciplina, indicando em formulário próprio o semestre que o candidato deve matricular-se;
• A Secretaria o convocará para efetivação da matrícula financeira e acadêmica.

A solicitação de entrega de atividades complementares deve ser feita através de preenchimento de requerimento padrão na Central de Atendimento.
Se ligue! Você deve estar em posse dos certificados que comprove a participação nas atividades e/ ou um relatório, caso seja exigido, dentro dos parâmetros do Regulamento de Atividades Complementares do seu curso.
Converse sempre com seu coordenador!
Você entregará ao atendente da Central de Atendimento cópia dos materiais. O atendente dará o confere com o original, emitindo um comprovante de recebimento dos documentos.
Estes documentos serão encaminhados ao protocolo, cujo procedimento será o de encaminhar o processo à Coordenação do curso que avaliará e fará a validação das horas de atividades complementares.
Observação: A Coordenação, após a validação, retornará os documentos à Secretaria, que fará a inserção dos dados no sistema acadêmico
Se ligue: O registro acadêmico computará no sistema as horas de atividades aproveitadas;
Você deve acompanhará o lançamento no sistema através do portal.
Documentos serão então arquivados na sua pasta.

Você deve se dirigir à Central de Atendimento para preenchimento do formulário padrão de requerimentos, marcando na solicitação “outros”.
No espaço reservado para complemento do requerimento, você deve indicar a atividade e o semestre de realização em que esteve presente. Este requerimento será encaminhado para a Extensão, a fim de que seja analisado e caso confirmada a sua participação nas atividades apontadas, a funcionária da extensão entrará em contato com você, solicitando seu comparecimento ao setor para a retirada do documento. Caso haja alguma situação a ser esclarecida, o setor entrará em contato.
Se ligue! É necessário que você aponte as atividades no campo de complemento!
Prazo máximo: 5 dias úteis!

• Você deve se dirigir até à Central de Atendimento, preencher requerimento padrão marcando a solicitação “transferência externa”. Isso posto, deverá entregar a documentação exigida pelo Edital junto à Central de Atendimento e esta enviará o processo à Secretaria para avaliação do Coordenador do Curso;
• O Coordenador avaliará a possibilidade de dispensa de disciplina, indicando em formulário próprio o semestre que o candidato deve matricular-se;
• A Secretaria o convocará para efetivação da matrícula financeira e acadêmica.

Se você necessitar solicitar acréscimo ou redução de disciplinas, dirija-se à Central de Atendimento para preenchimento de formulário de requerimento. No formulário você deverá indicar o nome da disciplina que deverá ser alterada e o turno. A Central de Atendimento encaminhará seu requerimento para a Secretaria Geral de Cursos e esta fará a análise de seu pleito.
Em havendo deferimento, a Secretaria Geral de Cursos encaminhará o deferimento para o departamento financeiro e informará à Central. Acompanhe em seu portal a alteração ou não de sua solicitação!
Caso haja o indeferimento, a Central de Atendimento, ao receber a informação da secretaria, dará os encaminhamentos de aviso para você.
Lembre: Você deve observar a data limite para inclusão e redução de disciplinas que consta no calendário acadêmico do semestre vigente! Caso a data já esteja vencida, a solicitação está já indeferida em razão dos prazos
institucionais!
Fique atento! Acesse sempre seu portal acadêmico para verificar a inclusão ou redução da disciplina(s) solicitada(s)!
Você deverá retirar novo RM na Central de Atendimento Seus boletos estarão disponíveis no departamento financeiro e em seu portal do aluno.
Prazo de retorno da solicitação: 6 dias úteis.

Se você necessitar solicitar atestado de matrícula no Centro Universitário UNISBA, você deverá se dirigir à central de atendimento e preencher formulário de requerimento padrão. No espaço reservado para explicar sua solicitação, você deve colocar claramente seu pleito: “Necessito de atestado de matrícula para…”
A Central irá encaminhar sua solicitação para a Secretaria Geral de Cursos, que emitirá o atestado de matrícula carimbado e assinado no local indicado e encaminhará de volta para que possamos entregar a você!
Se ligue! Prazo de retorno da solicitação: 72 horas. Findado este prazo, você deverá retornar a Central de Atendimento para receber seu atestado de matrícula.
Lembre! Para você solicitar atestado de matrícula é necessário que esteja regularmente matriculado no semestre vigente.

A solicitação da colação de grau deve ser feita por você na Central de Atendimento!
Você deve preencher requerimento específico solicitando a colação de grau para ter seu nome incluído na lista dos alunos formandos.
Depois de dar entrada em seu requerimento, você deverá aguardar o contato da funcionária responsável por colação de grau para lhe informar possíveis pendências em relação à integralização da matriz curricular do seu curso e às horas de atividades complementares.
Não esqueça: Para colar grau você deverá ter cumprido toda integralização curricular do seu curso – todas as disciplinas de caráter acadêmico-científico (obrigatórias e optativas/eletivas), carga horária das atividades complementares, trabalho de conclusão de curso, estágio obrigatório e demais atividades conclusivas do curso;
Importante: Quando for preencher seu requerimento lembre-se que colação de grau com solenidade é externa, em que você e sua turma optaram por um espaço de escolha de vocês. Então você deverá marcar o campo: colação de grau com solenidade. Se sua colação de grau será feita aqui no Centro Universitário UNISBA, em local definido pela instituição, esta colação de grau é sem solenidade, e institucional. Então você deverá marcar o campo: Colação de Grau Sem Solenidade.
Para solicitar a colação de grau você deverá estar regular com o ENADE!
Se ligue: Não há inclusão automática do nome do aluno na lista de formatura. Portanto, se você não requerer sua colação de grau dentro do prazo estabelecido pelo setor de diplomação, ficará excluído da lista para aquele período!
Por fim: Se seu parecer foi deferido, deve comparecer em dia e local determinado pela instituição para colar grau.

Precisa de planos de curso? Você precisará se dirigir até a central de atendimento. Na central de atendimento deverá preencher requerimento solicitando os planos de curso, informando os nomes das disciplinas que deseja os planos.
Em sendo 2ª via ou você não estando mais com vínculo com a instituição, você deverá, após o preenchimento do requerimento, se dirigir ao departamento financeiro da UNISBA (de posse do seu requerimento preenchido) para efetuar o pagamento do valor para cada plano solicitado. Efetuado o pagamento, você deverá ainda devolver o requerimento pago na Central de Atendimento.
Após verificar o pagamento, a Central de Atendimento encaminhará seu requerimento para a Secretaria Geral de Cursos que emitirá os planos de curso.
Se você é aluno devidamente matriculado e for 1ª via de plano de curso, não há o pagamento junto ao financeiro. Neste caso, o processo de pagamento não lhe caberá.
Fique atento! Findo o prazo de 10 (dez) dias úteis, retorne a Central de Atendimento para receber os planos solicitados!
Não esqueça: Os planos de curso são disponibilizados para os alunos no site da instituição. Estão à sua disposição; Caso queira imprimir, fique a vontade. Caso necessite de carimbo e assinatura da secretaria, o pedido deve ser feito por requerimento e o processo seguido será o apresentado acima.

Se você precisar trancar sua matrícula, deverá preencher formulário padrão de requerimento na Central de Atendimento deixando claro sua solicitação de trancamento.
Depois de preenchido, e estando em estado de abandono de curso, você deverá se encaminhar ao setor financeiro para efetuar o pagamento do trancamento e, em seguida, deverá encaminhar-se aos setores de Biblioteca e secretaria geral de cursos para pegar a assinatura do “nada consta” e retornar a Central de Atendimento para devolver o requerimento, dando entrada assim no trancamento. Caso você seja aluno regularmente matriculado no semestre, não há a necessidade de pagamento de trancamento, seguindo então o fluxo apresentado sem a necessidade de se dirigir ao financeiro para pagamento deste procedimento.
A Central de Atendimento encaminhará seu requerimento para a Secretaria Acadêmica efetuar os procedimentos referentes ao trancamento da matrícula no sistema.
Findo o prazo de 72 (setenta e duas) horas úteis, você deverá retornar à Central de Atendimento para receber seu atestado de trancamento de matrícula.
Se ligue! Você deverá solicitar o trancamento de matrícula dentro do prazo estabelecido no calendário acadêmico.
Observe! O trancamento de matrícula é concedido, a partir do segundo semestre, e válido somente por um semestre.
Fique atento! No caso de renovação do trancamento, o aluno deverá dirigir-se ao Centro Universitário no período de matrícula divulgado no site institucional para solicitar o novo trancamento.
Cuidado! Se você deixar de comparecer à Instituição no semestre subsequente ao trancamento para renová-lo ou continuar seus estudos perderá o vínculo com a Instituição, tendo que realizar um novo processo seletivo;
É importante observar que: Se você efetuar a matrícula e deixar de assistir as aulas com o desejo de trancamento do semestre, sem dar entrada formal no processo de trancamento da matrícula na Central de Atendimento, estará desistindo do semestre, estando no final do mesmo com as parcelas devidas e em aberto.
Importante! O trancamento de matrícula não poderá ser superior a 04 (quatro) (consecutivos ou intercalados), exceto com autorização da Direção. Não será permitido trancamento de matrícula com mensalidades vencidas e em aberto, pendência de livros e multa na biblioteca, além de pendências na Secretaria Acadêmica;
Se você for aluno ligado a assistência (PROUNI ou FILANTROPIA) entre em contato com o setor para maiores orientações.
Prazo do procedimento: 72 horas.

Caso você necessite de um atestado de presença, deverá solicitá-lo na Central de Atendimento através do formulário padrão de requerimento.
Sua solicitação será encaminhada para a Secretaria Acadêmica para verificação da sua presença e posterior emissão do atestado pedido.
Se ligue! Findo o prazo de 72 horas úteis, você deverá retornar a Central de Atendimento para receber o atestado de presença.
Importante! O atestado de presença só será emitido se você estiver regularmente matriculado e frequentando as aulas.

Vá até a Central de Atendimento e solicite seu histórico através de formulário padrão de requerimento.
Se ligue: Se você não mais possui vínculo com o Centro Universitário deverá encaminhar-se ao financeiro de posse do requerimento preenchido para efetuar pagamento de taxa e devolver em seguida o requerimento pago na Central de Atendimento.Mas eu sou aluno, e estou matriculado!
Observe: Alunos em situação de matrícula ativa são isentos do pagamento da 1ª via.
Depois de resolvida a pendência do pagamento (ou não) da taxa, o restante do processo é bem simples! A Central de Atendimento encaminhará o requerimento para a Secretaria Geral de Cursos que emitirá seu histórico escolar carimbando e assinando no local indicado e encaminhará o documento de volta a central!
Se ligue! Findo o prazo de 72 horas úteis, retorne a Central de Atendimento para receber seu histórico escolar.

Dirija-se até a central de atendimento. Lá, a solicitação do atestado de curso e semestre deverá ser feita por você através de formulário padrão de requerimento.
Sua solicitação será então encaminhada para a Secretaria Geral de Cursos que emitirá o atestado de curso e semestre, carimbando e assinando no local indicado e devolverá o documento à Central.
Se ligue! Findado o prazo de 72 horas úteis, você deverá retornar a Central de Atendimento para receber seu atestado de curso e semestre.
Observe: Para solicitar o atestado de curso e semestre você deverá estar regularmente matriculado no semestre vigente.

Se você deseja o cancelamento de sua matrícula, a solicitação deverá ser feita através do formulário padrão de requerimento na Central de Atendimento.Veja os passos:

1 – Você deverá preencher requerimento, encaminhar-se aos setores (Biblioteca, Financeiro e Secretaria Geral de Cursos) para pegar a assinatura do “nada consta” e retornar a Central de Atendimento para devolver o requerimento, dando entrada assim no cancelamento.

2 – A Central de Atendimento encaminhará seu requerimento para a Secretaria Geral de Cursos efetuar os procedimentos referentes ao cancelamento da matrícula no sistema e encaminhamento da informação ao financeiro.

Se ligue! Findado o prazo de 72 (setenta e duas) horas úteis, você deverá retornar a Central de Atendimento para receber seu atestado de cancelamento de matrícula.

Não esqueça! O pedido de cancelamento de matrícula deverá ser efetuado, por escrito, pelo responsável legal ou por você, na Central de Atendimento em requerimento padrão;

Observe: Se você efetuar a matrícula e deixar de assistir as aulas com o desejo de cancelamento do curso, sem dar entrada ao processo formal de cancelamento da matrícula na Central de Atendimento, estará desistindo do semestre, estando no final do semestre com as mensalidades em aberto.

Ao efetivar o cancelamento do curso, você perderá automaticamente o vínculo com a Instituição. Caso queira retornar aos estudos, deverá realizar um novo processo seletivo.

Importante: Não será permitido o cancelamento de matrícula com mensalidades vencidas e em aberto, pendência de livros e/ou multa na biblioteca, além de pendências na Secretaria Geral de Cursos. Para maiores informações, o aluno deve se dirigir ao financeiro da instituição.

Veja como funciona o processo!O candidato que desejar ingressar através de matrícula especial deverá solicitar através do formulário padrão de requerimento na Central de Atendimento, anexando todos os documentos exigidos no edital de matrícula especial.
A Central de Atendimento irá encaminhar o processo de solicitação de matrícula especial para a Secretaria Geral de Cursos.
Após a finalização do processo de análise pelo coordenador do curso pretendido, a Secretaria Geral de cursos entrará em contato com o candidato para informá-lo do parecer e irá orientá-lo em relação à matrícula.

O aluno que desejar que sua prova seja revisada deverá solicitar esta revisão através do formulário padrão de requerimento na Central de Atendimento.
Importante: A revisão será concedida somente ao aluno que efetuar a solicitação no prazo de 48 (quarenta e oito) horas úteis após a correção e divulgação da prova regular.
Se ligue! Findado o prazo de cinco dias úteis, o aluno deverá retornar a Central de Atendimento para verificar o parecer do seu pedido de revisão de prova.
Não esqueça: Você deverá deixar uma cópia de sua prova, bem como anexar um relato claro a respeito de sua discordância quanto à correção efetuada por questão a ser revisada!

A solicitação do atestado de frequência deverá ser feita através do formulário padrão de requerimento na Central de Atendimento.
A Central de Atendimento irá encaminhar o requerimento para a Secretaria Geral de Cursos, que emitirá o atestado de frequência carimbando e assinando no local indicado e o documento retornará a central para ser retirado por você.
Se ligue! Findado o prazo de 72 horas úteis, você deverá retornar a Central de Atendimento para receber seu atestado de frequência.
Lembre! Para solicitar atestado de frequência você deverá estar regularmente matriculado no semestre vigente.

A solicitação de assinatura do Termo de Compromisso de Estágio deverá ser efetuada através do formulário padrão de requerimento na Central de Atendimento.
Você deverá preencher o requerimento solicitando a assinatura e informar a quantidade de vias entregues. Isso feito, a Central de Atendimento irá encaminhar o requerimento para o setor de Carreiras, que fará as análises necessárias. Feitas as análises e em não havendo nada que impossibilite a assinatura, as vias serão assinadas e carimbadas e encaminhadas de volta a central de atendimento.
Atenção! Findado o prazo de 72 horas úteis, você deverá retornar a Central de Atendimento para receber seu termo de compromisso de estágio.
Lembre: Para solicitar a assinatura do contrato de estágio, você deverá estar regularmente matriculado no semestre vigente.

• A mudança de turno deverá ser solicitada através do formulário padrão de requerimento na Central de Atendimento;
• Após preenchimento do requerimento, você deverá efetuar o pagamento no setor financeiro do valor correspondente à mudança de turno (10% do valor da mensalidade levando em consideração o valor da grade completa do 1º semestre) e retornar a central de atendimento;
• A Central de Atendimento irá encaminhar o requerimento para a Secretaria Geral de Cursos avaliar e dar seu parecer quanto a possibilidade ou não de mudança de turno;
Se ligue! Findo o prazo de 72 (setenta e duas) horas úteis, você deverá retornar a Central de Atendimento para verificar o parecer do seu pedido de mudança de turno e retirar seu novo RM atualizado.
Importante! Você deverá solicitar mudança de turno dentro do prazo estabelecido no calendário acadêmico. Não será avaliada nem permitida mudança de turno fora do prazo;
Observe! Você não poderá assistir às aulas de disciplinas no turno oposto ao que estiver matriculado, em nenhuma hipótese, enquanto não houver deliberação do seu pleito ou em tendo o mesmo sido indeferido;
Atenção: Caso a solicitação de mudança de turno seja indeferida, o valor pago na abertura do requerimento será devolvido em seu valor integral.

Você deverá preencher o requerimento padrão na central de atendimento, solicitando a segunda via, e se dirigir ao financeiro de posse do requerimento preenchido para efetuar o pagamento da taxa referente.
Logo após, deverá retornar a central e entregar a uma das atendentes o requerimento pago.
Após verificar no próprio requerimento o pagamento, a Central de Atendimento irá encaminhar o requerimento para a Secretaria Geral de Cursos, que emitirá por sua vez a segunda via do seu RM, enviando o mesmo para a central.
Não esqueça! Findado o prazo de 72 horas úteis, você deverá retornar até a Central de Atendimento para receber a segunda via do RM, encaminhado pela Secretaria Geral de Cursos.

Bem simples! A solicitação de inclusão cadastral no site do SalvadorCard deverá ser realizada na Central de Atendimento.
Você deve preencher o requerimento específico, onde irá informar todos os dados exigidos para o cadastro.
Após a entrega do requerimento, a Central de Atendimento ficará responsável pelo cadastro no site do SalvadorCard, e o orientará para acompanhar sua aptidão no próprio site, onde também irá fazer o agendamento do atendimento.
Observação: Este procedimento necessita ser feito a cada novo semestre.

A solicitação do adesivo para o uso do estacionamento deverá ser realizada na Central de Atendimento. Você deve preencher o requerimento específico, onde irá informar todos os dados do veículo.
Findado o prazo de 72 horas úteis, você deverá retornar a Central de Atendimento para receber o adesivo.
Observação: Só será liberado um único adesivo por aluno, em pedido único e para apenas um único veículo. Este adesivo deverá ser colocado no para brisa frontal do veículo, para fácil visualização. Caso o aluno assim não proceda, não haverá o acesso do veículo nas dependências do edifício garagem da UNISBA ou em qualquer outro local em que se possam estacionar veículos, a exemplo da garagem do prédio da saúde. No caso de motos, a fixação do adesivo deverá ser efetuada em local visível e seguirá o mesmo trâmite descrito acima.
Se ligue! Para solicitar um 2º adesivo, o aluno deverá anexar o adesivo anterior ao requerimento, explicando os motivos que o levaram à inutilização do mesmo. Caso não possua o 1º adesivo para apresentar, deverá deixar claro o motivo de sua solicitação e anexar documentos que comprovem seu pedido. Este pedido será analisado à luz da análise documental comprobatória.
Reforçamos: Adesivo deve estar visível, colado no para brisa do veículo cadastrado na instituição.

Se você matriculou no Centro Universitário UNISBA mediante transferência ou matrícula especial, poderá requerer aproveitamento de disciplinas cursadas na instituição de origem. Seu pedido será avaliado pela coordenação de curso, que dará provimento ou não à sua solicitação.
Você deverá abrir requerimento padrão na central de atendimento, marcar a opção outros, anexar os documentos a serem analisados, e solicitar o aproveitamento dos estudos.
Este requerimento será então encaminhado à secretaria para que seja conforme dito acima, avaliado pela coordenação do curso em que você está matriculado no semestre.
Se ligue! A solicitação de aproveitamento de disciplinas deve ser realizada uma única vez, no período de ingresso, tendo como data limite 1 ano a contar de sua entrada na instituição, mediante entrega da documentação necessária para analise do aproveitamento em toda matriz. O aproveitamento das disciplinas, cujas dispensas foram requeridas e aprovadas, deve ser registrado no seu histórico escolar no semestre de ingresso no Centro Universitário UNISBA.

Você é assegurado, amparado por normas legais específicas, direito a tratamento acadêmico excepcional, por motivo de doença grave, traumática ou infectocontagiosa, com incapacitação física relativa ou absoluta, ou a aluna gestante a partir do oitavo mês e durante três meses, devidamente atestado pelo médico da gestante, sem prejuízo de outros períodos a juízo médico, na forma da lei.
Você deverá requerer o regime excepcional, pessoalmente ou através de representante legal, na Central de Atendimento (CA), num prazo máximo de 03 (três) dias úteis a partir da data de afastamento, anexando ao requerimento laudo médico original, constando o código da doença e o período de afastamento.
Durante o regime excepcional, serão realizadas atividades acadêmicas sob a forma de exercícios domiciliares, de caráter compensatório da sua frequência, exceto se o benefício for requerido intempestivamente, após o período excepcional.
Ao elaborar os exercícios domiciliares, o professor considerará a metodologia que pareça adequada à natureza das atividades e dos conteúdos e as suas condições físicas…
Não esqueça! Os exercícios domiciliares serão concedidos, levando em conta a natureza das disciplinas:
I – Às disciplinas teóricas, será concedida a compensação da frequência, conforme parecer e análise da Secretaria Acadêmica.
II – Caso você esteja matriculado em disciplinas práticas e de estágio, deverá haver a solicitação de trancamento das mesmas.
Com exceção da licença maternidade, os demais alunos em regime excepcional deverão realizar as avaliações que ocorreram durante a licença, em seu retorno.

Você deve se dirigir até a central de atendimento solicitando a chave de transferência através do preenchimento de requerimento padrão, com justificativa da solicitação por escrito. A central de atendimento encaminhará a solicitação ao setor de assistência que entrará em contato com você, dando retorno da sua solicitação.

Se você é aluno bolsista e necessita requerer reconsideração de bolsa, você deve se dirigir a central de atendimento do Centro Universitário UNISBA e preencher requerimento padrão da instituição solicitando a reconsideração de sua bolsa.
Justifique de forma clara sua solicitação e anexe documentos que sustentem seu pleito, conforme regulamento do bolsista, disponibilizado no site da instituição.

• Use letra legível no complemento de seu requerimento;
• Toda vez que solicitar requerimentos que possam ser apoiados por documentação, anexe fotocópia destes documentos e seja o mais claro possível em sua solicitação;
• Qualquer dúvida acadêmica, converse com seu coordenador. Ele poderá lhe instruir da melhor forma!
• Caso você tenha aberto um requerimento acadêmico e haja alguma dúvida da resposta obtida, procure seu coordenador e converse com ele;
• Caso você tenha aberto um requerimento relacionado a questões financeiras e haja alguma dúvida, procure o setor e trate diretamente com os colaboradores da UNISBA;
• Se você for aluno ligado a assistência da UNISBA – PROUNI ou FILANTROPIA – Entre em contato com o setor para se informar de trâmites outros aqui não descritos.
• Apresente o número de sua matrícula de forma clara no requerimento, bem como seu nome completo.
• O prazo de atendimento ao requerimento é contado a partir do 1º dia útil após o preenchimento do mesmo;
• A alteração de disciplinas será processada a partir do início do semestre.
Atenção! Toda vez que você solicitar documentos em 2ª via, tais como: Declaração de conclusão de curso, Diploma, atestado de matrícula, planos de curso, atestado de presença, histórico escolar, atestado de curso e de semestre, atestado de frequência, comprovante de matrícula, dentre outros, ou mesmo em você não tendo mais vínculo com Centro Universitário UNISBA, antes de dar entrada no requerimento preenchido na central de atendimento, você deve se dirigir ao setor financeiro da instituição de posse deste requerimento preenchido para pagamento de taxa de emissão. Logo depois de efetuado este pagamento, o colaborador(a) do setor financeiro emitirá recibo de pagamento e carimbará seu requerimento. Você então retornará a central de atendimento e dará prosseguimento a sua requisição seguindo o procedimento apresentado neste guia.

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