Veja a regulação:Lei nº 10.861/2004
Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Ministério de Educação (MEC).
Portaria Normativa nº 840, de 24 de agosto de 2018 (republicada em 31 de agosto de 2018)
Dispõe sobre procedimentos de competência do Inep/MEC referentes à avaliação de instituições de ensino superior, de cursos de graduação e de desempenho acadêmico de estudantes.
Portaria n°494, de 08 de julho de 2021
Estabelece o regulamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade, edição 2021, e prorroga a avaliação dos cursos vinculados às áreas de avaliação referentes aos anos II e III do ciclo avaliativo previsto pelo art. 40 da Portaria MEC nº 840, de 24 de agosto de 2018.
Edital INEP/MEC n° 36, de 12 de julho de 2021
Tornar públicas as diretrizes, os procedimentos, os prazos e os demais aspectos relativos à realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a ser realizado no ano de 2021 (art. 5º da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004).
A lista de estudantes do Unisba habilitados pelo Inep/MEC para o Enade em 2021 é a seguinte:
Bacharelado em Educação Física
ALEX VINÍCIUS FREITAS DA ROCHA
AMANDA LOBÃO SILVA SENA
ANDRÉ LUIZ CELESTINO DE OLIVEIRA
BRIAN NICOLAS LESSA BARRETO
CIRO COUTINHO PINTO
DANIEL SOUZA SANTOS
DAVI WILLIAM CARVALHO DOS SANTOS
EDSON MORAIS SILVA NETO
FELIPE SANTOS BARRETO
FREDERICO SOUZA DANTAS
GABRIEL CERQUEIRA DA SILVA
GUILHERME ESTRELA TRAJANO
HAISTEN ROCHA QUEIROZ
IRLAN DOS SANTOS LOPES
JADISON DE DEUS DE JESUS
LÁZARO DE LIMA SANTOS
LUAN SILVA DOS ANJOS
LUIS ALBERTO FERREIRA ESQUIVEL
PAULO RICARDO BARBOSA DOS SANTOS
PETRÔNIO ALBERTO PONTES DA FONSECA
RAFAELA MACIEL SEIXAS
RAIMUNDO REBOUÇAS DA FRANCA
RODRIGO PEREIRA DO NASCIMENTO
TAMIRES DOURADO SANTOS
Licenciatura em Educação Física
GREICE QUELE SILVA FERREIRA DE MORAIS
IGOR OLIVEIRA DE BRITTO DALTRO
JOSÉ NELSON DA CRUZ JUNIOR
LEONARDO ALMEIDA BRITO
LUIZ HENRIQUE GUIMARÃES BAHIA
MORENO SILVA MATOS
MURILO MARQUES FREITAS AMARAL
RICARDO BOTTO DE BARROS SILVA
Lembre-se:
• O Exame é obrigatório para todos os habilitados pelo Inep/MEC, por ser um componente curricular. A participação do estudante é indicada no seu histórico acadêmico.
• Há prejuízos para quem deixa de fazer o Enade. Por determinação do MEC, quem não preenche o Questionário do Estudante e/ou não faz a prova fica impedido de obter seu certificado de conclusão de curso e seu diploma. Com isto, também não pode requerer registro profissional em instituições de classe (OAB, Cref, Crefito etc.) e exercer legalmente a profissão.
Etapas 1 e 2 – Confirmação do Cadastro do Aluno e preenchimento do Questionário do Estudante, disponível no site do Inep/MEC, de acordo com cronograma do Inep/MEC. Estas etapas são obrigatórias, inclusive para quem estiver impedido de fazer a prova e for justificar a ausência. Consulte a Coordenação de Curso sobre o plantão de orientação cumpri-las.
Etapa 3 – Prova com questões de múltipla escolha e discursivas, que exigem demonstração de conhecimento geral (a realidade e história mundial e do Brasil) e conhecimento específico do curso e também capacidade de interpretação e análise de problemas, em 14 de novembro, às 12:00 (horário de Brasília), em local a ser definido pelo Inep/MEC (indicado após o preenchimento do Questionário).
Etapa 4 – Preenchimento do Questionário de Percepção de Prova, a ser realizado em 14 de novembro, logo após a conclusão da prova.
Atenção! Antes de fazer o Cadastro e o Questionário, crie sua conta Gov.br. Não esqueça de anotar seu login e sua senha, para evitar transtorno.
Atividade | Data | Responsável |
---|---|---|
Encontro Unisba sobre Enade | 13/09, 17h. Link de participação | Estudante |
Confirmação do Cadastro do Aluno e preenchimento do Questionário do Estudante, etapa OBRIGATÓRIA. Atenção: Plantão da Coordenação de Curso para orientação destas etapas | Setembro (data a definir) | Estudante |
Realização da Prova, etapa OBRIGATÓRIA | 14/11, 12h Horário de Brasília | Estudante |
Preenchimento do Questionário de Percepção de Prova, etapa OBRIGATÓRIA | 14/11, após a prova | Estudante |
Distribuição e discussão dos planos de curso
Quando? – Primeira semana letiva, durante as aulas
Onde? – Salas de aula
Oficinas Formativas (resolução de questões)
Verifique a programação com a Coordenação de Curso
COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE
Comissão Nacional da Verdade – Regime Pós-1964 (programa de TV)
Comissão da Verdade (debate)
CORRUPÇÃO
Fábula da Corrupção – Luta contra a Corrupção Compromisso de Todos (desenho animado)
O que Você Tem a Ver com a Corrupção? (desenho animado)
Corrupção, Psicologia e Você (reportagem)
Corrupção no Brasil (reportagem)
Código Penal: Corrupção Passiva e Concussão
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6
Corrupção no Brasil (entrevista com Cláudio Weber Abramo, da ONG Transparência Brasil)
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6
Corrupção e Transparência no Brasil (entrevista com Cláudio Weber Abramo, da ONG Transparência Brasil)
Parte 1
Parte 2
CRISE ECONÔMICA MUNDIAL
O Brasil e a Crise Econômica (programa de TV)
Crise Econômica Mundial (programa de TV)
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Crise Econômica Mundial e Crescimento Brasileiro (reportagem)
DIPLOMA PARA JORNALISTAS
Exigência de Diploma para Jornalistas (reportagem)
Voto do Relator no Supremo Tribunal Federal (pronunciamento)
DROGAS
Legalização do Consumo da Maconha (debate)
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6
Parte 7
Legalização do Uso de Drogas (entrevista do médico Drausio Varela)
Legalização do Uso da Maconha (entrevista com presidente Fernando Henrique Cardoso)
Maconha em Debate
Parte 1
Parte 2
Parte 3
EDUCAÇÃO
Plano Nacional de Educação – PNE
PNE – MEC
Observatório do PNE
20 metas do PNE
Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN
Introdução aos PCNs
Educação Física da Educação Básica nos PCNs (artigo)
PCNs para Educação Física – Ensino Fundamental I
PCNs para Educação Física – Ensino Fundamental II
PCNs para Educação Física – Ensino Médio
Lei de Diretrizes e Bases – LDB
LDB na íntegra
A Educação Física na LDB (artigo)
ÉTICA E JORNALISMO
Ética no Jornalismo (entrevista com Eugênio Bucci)
Ética no Jornalismo (entrevista com Caio Túlio Costa)
Ética Jornalística (entrevista com Heródoto Barbeiro)
HOMOFOBIA
Aplicação da Lei Maria da Penha a Casal Homossexual (reportagem)
Estatuto da Diversidade Sexual (reportagem)
Homofobia (debate em programa de TV)
Homofobia é crime no Brasil – Senado Federal (reportagem)
“Não Gosto dos Meninos” (filme curta-metragem)
Registro de Filhos de Casais Homossexuais (reportagem)
União Homoafetiva (reportagem)
Homossexualidade e Família (reportagem)
Parte 1
Parte 2
Parte 3
INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Inclusão de pessoas com deficiência na escola (programa de TV)
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (programa de TV)
LEI DE IMPRENSA
Lei de Imprensa
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Revogação da Lei de Imprensa (reportagem)
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Políticas para Pessoas com Deficiência (programa de TV)
SISTEMA DE COTAS
Cotas Raciais (debate)
Lei de Cotas Sociais (entrevista com Jackson Domênico)
“Raça Humana” (documentário)
Sistema de Cotas Étnicas (reportagem)
Sistema de Cotas (reportagem especial)
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Excelência em tratamentos (reportagem)
Medicina preventiva (reportagem)
Participação Popular na gestão da saúde (reportagem)
Primeiros passos do SUS no Brasil (reportagem)
Reorganização do SUS (programa de TV)
SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE
Aquecimento Global (palestra de Ricardo Felício, USP)
As Mentiras do Aquecimento Global (programa de TV)
5 Ações que Você Pode Fazer – Educação Ambiental
Desenvolvimento Sustentável
Cidade 100% Sustentável na Alemanha (reportagem)
Novo Código Florestal (reportagem)
Novo Código Florestal (programa de TV)
Programa Cidades Sustentáveis (vídeo institucional)
Usina de Belo Monte (programa de TV)
Legislação sobre Meio Ambiente (documentário)
Parte 1
Parte 2
SEGURANÇA
Milícias no Rio de Janeiro (entrevista do deputado Marcelo Freixo)
TRÁFICO HUMANO PARA COMÉRCIO DE ÓRGÃOS, PROSTITUIÇÃO, ADOÇÃO ILEGAL, TRABALHO ESCRAVO ETC.
“Encantos e desencantos em rede” (documentário)
“Rotas de Ilusão” (documentário)
Tráfico de pessoas para prostituição na Europa (reportagem)
Tráfico internacional de pessoas (reportagem)
VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS
Bullying (entrevista com a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva)
Bullying, uma forma de agressão (programa de TV com debate de especialistas)
Drogas e violência na escola (reportagem)
Violência nas escolas brasileiras (reportagem)
VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO
Alcoolismo, direção e mudanças no Código Penal Brasileiro (reportagens)
Prevenção e combate à violência no trânsito: punições severas, novas tecnologias ou educação? (reportagem)
Agence France-Press
Associated Press (em inglês)
A Tarde
BBC Brasil
Carta Capital
Correio
Correio Brasiliense
Correio do Estado
Diário Catarinense
Diário da Manhã
Diário de Natal
Diário de Pernambuco
Diário do Amapá
Diário do Pará
Época
Estadão
Estado de Minas
Exame
Folha de S. Paulo
Gazeta do Povo
Gazeta Web
Istoé
Jornal da Cidade
Jornal do Brasil
O Dia
O Globo
O Povo
Portal Imprensa
Reuters Brasil
Tribuna da Bahia
Valor
Veja
Brasil
Museu da Pessoa
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
MASP – Museu de Arte de São Paulo
MAM – Museu de Arte Moderna
Museu Nacional de Belas Artes
Museu Virtual de Arte Indígena e Tradicional do Brasil
Museu Virtual de Brasília
Espanha
Museu Nacional del Prado
Museu Thyssen-Bornemisza
Estados Unidos
MOMA – The Musuem of Modern Art
National Gallery of Art
The Metropolitan Museum of Art
França
Museé du Louvre
Museé Rodin
Holanda
Museum Van Gogh
The Rembrandt House Museum
Portugal
Museu Grão Vasco
Museu Nacional de Arte Antiga
Museu Nacional de Soares dos Reis
Museu Nacional do Azulejo
Museu Virtual da Imprensa
Reino Unido
The National Gallery
Vaticano
Musei Vaticani
2 – O Enade é obrigatório?
Sim. Conforme a Lei nº 10.861/2004, Art. 5º, § 5º, o Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. A participação do estudante é indicada no histórico escolar. Quem não faz o Exame não pode ter seu diploma emitido, ter acesso ao registro profissional (emitido pelos conselhos de classe e/ou pela Delegacia do Trabalho) e exercer legalmente a profissão.
3 – Quais serão os cursos avaliados neste ano?
Deverão ser avaliados os estudantes dos cursos de graduação do ciclo de 2020, incluindo Educação Física (bacharelado e licenciatura). Em 2020, o Exame foi suspenso, em virtude da pandemia de Covid-19, e todos os alunos com perfil para a avaliação foram dispensados automaticamente.
4 – Quem deve fazer o Enade?
O perfil é determinado pelo MEC, por meio de edital e/ou portaria. Neste ciclo, são convocados discentes que tenham possibilidade de conclusão do curso até julho do ano posterior à aplicação da prova e/ou que tenham 80% ou mais da carga horária do currículo concluída até o último dia do período de retificação de inscrições. Os ingressantes são inscritos pela instituição de ensino e automaticamente dispensados.
5 – Como fazer a inscrição?
Todas as instituições de ensino brasileiras, inclusive o Unisba, são obrigadas a inscrever todos os seus alunos (ingressantes e concluintes) que tenham o perfil definido pelo Ministério da Educação, em período definido pelo Inep/MEC. Mas atenção: somente os concluintes fazem a prova. O Inep/MEC divulga a lista dos habilitados.
6 – Quais as etapas obrigatórias do Exame?
Há diferentes etapas a serem cumpridas:
1 e 2 – Cadastro do Estudante e Preenchimento do Questionário do Estudante, direto no sistema do MEC, a partir de setembro e preferencialmente com acompanhamento do(a) coordenador(a) do curso;
3 – Prova com 40 questões objetivas e discursivas, que exigem demonstração de conhecimentos gerais e na área de formação do estudante e, também, das capacidades de articulação de diferentes disciplinas, associação de ideias, interpretação de textos verbais e não-verbais, e análise e resolução de problemas etc.; e
4 – Preenchimento do Questionário de Percepção de Prova, a ser aplicado no dia e no local da prova.
7 – Como o estudante fica sabendo do local de aplicação da prova e pode imprimir seu cartão de informação?
Tudo isso ficará disponível no site do Inep/MEC, após a confirmação do Cadastro do Aluno e o preenchimento do Questionário do Estudante.
8 – E por que o aluno habilitado deve responder ao Questionário do Estudante?
O preenchimento deste Questionário tem caráter obrigatório e integra a avaliação do Conceito Preliminar do Curso (CPC). Por isso, o estudante deve responder claramente às questões e evitar a opção “sem informação”.
9 – O que ocorre com quem não faz o Enade com a seriedade devida?
Quem não faz o Enade com seriedade fica sem resultado satisfatório para apresentar em seleções para emprego, residência e cursos de pós-graduação que eventualmente solicitarem sua nota; e prejudica a estimativa do Conceito Preliminar de Curso (CPC), o que influencia negativamente no valor do seu diploma no mercado de trabalho e no mundo acadêmico e implica na redução da oferta de financiamento de mensalidades pelo Fies e de bolsas de estudos pelo Prouni para seus colegas, entre outros aspectos.
10 – Quem pode ser dispensado de fazer o Exame?
Isto é definido pelo Ministério da Educação e divulgado por portaria e/ou edital. São dispensados os estudantes ingressantes; concluintes que colarem grau até o último dia do período de retificação de inscrições (28 de agosto); graduandos que estiverem oficialmente fazendo atividade acadêmica (como estágio profissional e intercâmbio) fora do Brasil, em universidade conveniada com a instituição de educação superior de origem (neste caso, a Unisba), na data de realização do Enade; ou discentes impedidos de comparecerem ao local de prova por motivo de saúde ou problema pessoal grave (morte em família etc.). Nos dois últimos casos, a dispensa deve ser requerida oficialmente pelo próprio aluno, dentro do cronograma do Inep/MEC.
11 – Quem está habilitado pelo Inep/MEC pode faltar ao Enade?
Não. A presença do estudante selecionado para o Enade é pré-requisito para a colação de grau e a emissão do certificado/atestado de conclusão de curso, histórico escolar e diploma.
12 – O que ocorre com quem falta ao Enade, mesmo estando habilitado?
Quem não faz o Enade:
a) não poderá colar grau, até regularizar sua situação junto ao Inep/MEC;
b) não receberá seu certificado/atestado de conclusão de curso, histórico escolar e diploma, até regularizar sua situação junto ao Inep/MEC;
c) não poderá requerer dos órgãos competentes (conselhos de classe, Delegacia Regional do Trabalho etc.) o registro profissional, concedido para o exercício legal da profissão; e
d) não terá resultado para apresentar em seleções para emprego, residência e cursos de pós-graduação que eventualmente solicitarem sua nota.
13 – Caso não faça o Enade, como o estudante habilitado poderá regularizar sua situação?
O estudante deverá justificar sua ausência ao Inep/MEC, no prazo definido por este órgão federal, e aguardar o retorno do órgão sobre a regularização da situação. Antes disto, não poderá colar grau e não poderá receber certificado/atestado/declaração de conclusão de curso e diploma.
14 – E o envio da justificativa é o suficiente para regularizar a situação do estudante faltoso?
Não. Só a resposta oficial do Inep/MEC ao seu pleito comprova se você está dispensado do Enade.
15 – É possível ficar irregular quanto ao Enade mais de uma vez?
Sim. Se você for habilitado mais de uma vez e não fizer o Exame, em nenhuma das ocasiões, o estudante ficará com mais de uma irregularidade e precisará regularizar sua situação junto ao Inep/MEC, seguindo as regras definidas por este órgão federal.
16 – A irregularidade perde seu efeito caso o estudante seja transferido para outra instituição?
Não. A irregularidade fica vinculada diretamente ao aluno (e não, à instituição de ensino), independentemente do destino dele. Mesmo se transferido, o estudante só poderá colar grau e ser diplomado pela instituição de destino após a regularização da sua situação.
17 – Se o estudante for selecionado em mais de um curso por fazer duas graduações simultaneamente, como deve proceder?
O estudante deverá escolher uma das provas para fazer. Quando for detectado o seu comparecimento nesta, ficará definida a sua dispensa do Exame do outro curso. Contudo, ele deverá apresentar justificativa de ausência à instituição que mantém o curso cujo Exame não foi feito.
18 – Quando e como o estudante terá acesso ao Boletim de Desempenho Individual, com o resultado da sua avaliação?
O Boletim referente ao Enade de um ano normalmente é disponibilizado no final do ano seguinte. O acesso ocorre pelo site do Inep/MEC, no endereço http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/boletimDesempenho.
19 – Se alguma dúvida não estiver respondida aqui, a quem o estudante do Unisba poderá procurar para obter mais informações sobre o Enade?
O estudante pode procurar a Coordenação de Curso ou o responsável pela Coordenação de Planejamento e Avaliação do Unisba.
Coordenação de Planejamento e Avaliação
Coordenadora: Profa. dra. Mônica Celestino
E-mail: mcsantos@unisba.edu.br
Telefone: (71) 4009-2873