Pibic

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Relação dos alunos selecionados para o PIBIC 2021

O PIBIC é um programa de apoio a bolsistas e voluntários dos cursos de Graduação do UNISBA para que estes realizem Iniciação Científica sob a orientação dos nossos docentes.

O UNISBA incentiva à comunidade acadêmica, em especial professores-pesquisadores, alunos e coordenadores de seus diferentes cursos, a participarem de projetos de pesquisa, visando despertar e desenvolver a aptidão e o interesse pela ciência e aprimorar o pensamento crítico.

A Coordenação de Pesquisa tem o objetivo de coordenar todos os Grupos de Pesquisa atuantes no Centro Universitário. O intuito é registrar o trabalho que cada um tem desenvolvido e divulgar para as comunidades interna e externa os resultados obtidos.

Se desejar detalhes, agende com o coordenador do PIBIC, Prof. Dr. José Euclimar Xavier de Meneses pelo e-mail jexmenezes@unisba.edu.br

Prof. Dr. José Euclimar Xavier de Meneses

Graduado em Filosofia e Teologia. Possui Lato Sensu, Mestrado e Doutorado em Filosofia Contemporânea/UNICAMP. É Pós Doutor em Filosofia Contemporânea na Pontifícia Università Lateranensi/Roma/2006. Realizou em 2019 seu Research Stay em Filosofia dos Direitos Humanos entre as Universidade Portucalense e a Universidad de Salamanca/2019.

Atuou nas seguintes IES: PUC.SP, Faculdade Ruy Barbosa, Faculdade Santíssimo Sacramento e na UCSal (Programa de Stricto Sensu, alí sendo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação/2013-15). Pesquisador, orientador e docente na UNIFACS nos mestrados e doutorado: 1. Direito, Governança e Políticas Públicas; 2. Desenvolvimento Regional e Urbano. Atua na graduação e compõe os Comitês de “Ética em Pesquisa”, o de “Diversidade, Direitos Humanos e Cultura da Paz” e o CONSUNEPE/UNIFACS. Atua também no Centro Universitário Social da Bahia/UNISBA/Psicologia; Coordena o PIBIC e é Editor da Revista Diálogos Possíveis (Webqualis A4). Possui experiência nas áreas da Filosofia, da Psicologia, da Filosofia da Psicanálise, dos Direitos Humanos, da violência e em metodologia (epistemes) nutrindo foco nos seguintes temas: ética, direitos humanos, cidadania, políticas públicas, subjetividade, cognoscitividade, sociabilidade, sujeição, epistemologia, saúde mental, sexualidade, família, cárcere.

Lidera o grupo de pesquisa “Políticas e epistemes da cidadania”/CNPq/Unifacs. Integra o corpo de pesquisadores do Instituto Jurídico Portucalense, IJP/Universidade Portucalense/Porto/Portugal. Coordenou o Programa de Pós Doutorado criado pelo convenio celebrado entre Universidade Salvador/Bahia/Brasil/UNIFACS e Universidade Portucalense/Porto/Portugal/UPT formando duas turmas em 2018 e 2019. Dentre outros, publicou “Médicos e loucos no microscópio de Foucault” pela Editora CRV.

É Coordenador científico do projeto internacional e interinstitucional “Indicadores de cidadania e políticas públicas no âmbito penal”.