FAQ – Perguntas Frequentes


Atividades remotas, suspensão de aulas presenciais e outros assuntos acadêmicos

Enquanto perdurar o isolamento social determinado por órgãos oficiais em Salvador (BA), o Unisba irá substituir as aulas presenciais por atividades remotas, com utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, como estratégia para a manutenção do processo de formação discente, durante a crise de saúde pública. Por conta da legislação, serão tratados de forma diferenciada estágios curriculares, disciplinas com prática em laboratório, instituições jurídicas, clinicas e/ou academias e disciplinas que, por motivo de força maior, não puderem ser ministradas neste momento. Estamos amparados por determinação do Ministério da Educação sobre o assunto (Portaria n° 343/2020, alterada pela Portaria n° 345/2020 e com vigência prorrogada pela Portaria n° 395/2020).

Esta é uma medida com caráter excepcional. O Unisba levou em consideração o(a):

_Reconhecimento da existência de pandemia de infecção pelo coronavírus Covid-19, pela Organização Mundial de Saúde, e o crescimento gradativo do volume de ocorrências de contágio na Bahia, com risco iminente para toda a população, inclusive para a comunidade acadêmica;
_Recomendação de isolamento social por autoridades sanitárias e pela Organização Mundial de Saúde, como medida preventiva;
_Restrições de funcionamento das instituições educacionais baianas, estabelecidas pelo Governo do Estado e pela Prefeitura Municipal para controle da pandemia na Bahia e na sua capital, por meio do Decreto Estadual n° 19.529/2020 e do Decreto Municipal nº 32.256/2020 e de atos subsequentes;
-Portaria do Ministério da Educação n° 343/2020 (alterada pela Portaria n° 345/2020 e com vigência prorrogada pela Portaria n° 395/2020), que, amparada pela Lei n° 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), autoriza a excepcional substituição das aulas presenciais por atividades pedagógicas remotas, utilizando meios e tecnologias de informação e comunicação;
_Desejo do Unisba de garantir condições para o distanciamento social e a preservação da saúde por sua comunidade acadêmica; e
_Necessidade de garantia da continuidade do processo formativo do estudante, que tem Direito Constitucional à Educação e tem contrato de prestação de serviços firmado com a IES.

A substituição das aulas presenciais por atividades remotas possibilita a continuidade dos estudos e do processo formativo, a aprendizagem e o desenvolvimento do discente e também a ocupação do tempo pelo estudante; viabiliza o cumprimento da carga horária e do período letivo; e evita um atraso maior da colação de grau de formandos. Estamos amparados por determinação do Ministério da Educação sobre o assunto (Portaria n° 343/2020, alterada pela Portaria n° 345/2020 e com vigência prorrogada pela Portaria n° 395/2020).

Haverá a substituição das aulas presenciais por atividades remotas durante o tempo de interrupção compulsória do funcionamento dos estabelecimentos educacionais da Bahia e/ou de Salvador, por deliberação de instâncias do Poder Público, em decorrência da pandemia da covid-19. Estamos atendendo aos decretos do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal, inclusive para não sofrer punições por desobediência.

As atividades remotas são atividades pedagógicas remotas (realizadas fora da sede da IES), ministradas obrigatoriamente com a utilização de meios ou tecnologias de informação e da comunicação. As estratégias metodológicas devem ser definidas por cada professor, levando em consideração os objetivos e a ementa do componente curricular, as características de cada turma e sua “expertise” em tecnologias aplicadas à educação. Portanto, cada disciplina será ministrada de uma forma diferente. Podem ser realizadas aulas expositivas (videoconferências/videoaulas), seminários de alunos (videoconferências), fóruns e chats para debates sobre temas pré-estabelecidos, questionários, simulados, estudos dirigidos, estudos de casos, quiz, análise de textos de gêneros diversos, análise crítica de textos científicos, de filmes e outros produtos culturais, entre outras opções.

A atividade pedagógica remota é a atividade pedagógica planejada e executada diretamente pelo professor, utilizando meios ou tecnologias de informação e da comunicação, sendo assegurado o contato direto e a interação do docente com seus alunos, sem intermediários. Há preparação e disponibilização de materiais didáticos personalizados e possibilidade de explicação de conteúdo, troca de informações, devolutiva de trabalhos etc. sempre feitas pelo próprio professor. Na educação à distância, um professor conteudista prepara o material didático a ser disponibilizado ao discente, o aluno estuda sozinho em casa ou no trabalho, e um tutor (um técnico na área) tira as eventuais dúvidas do estudante, por e-mail ou em fóruns. Não há contato entre professor e aluno na educação à distância.

Não. A realização de videoaulas em tempo real (videoconferências), utilizando aplicativos, é bem-vinda, mas não é obrigatória. Cada professor deve definir a ferramenta mais adequada à sua disciplina e à sua turma. O professor deve utilizar obrigatoriamente o campus virtual ou o portal institucional ou, ainda, a combinação de ambos, para a disponibilização de materiais de apoio, envio de informações, interação com os discentes etc.

Porque é preciso respeitar as especificidades de cada disciplina e de cada turma e também considerar a “expertise” de cada professor, para que se tenha sucesso no processo de ensino-aprendizagem como um todo. As disciplinas têm objetivos e ementas diferentes. Em uma turma, a maioria dos alunos tem livre acesso a equipamentos e à internet; e, em outra, a maioria não tem. Em uma turma, todos os estudantes sabem utilizar os recursos tecnológicos; e, em outra, muitos discentes não conseguem sequer instalar aplicativos.

Os conteúdos essenciais para o desenvolvimento das competências inerentes a cada disciplina serão trabalhados. Com a substituição das aulas presenciais por atividades remotas, adaptamos principalmente a forma de organização do trabalho pedagógico, a metodologia de ensino e os recursos adotados, além do sistema de avaliação da aprendizagem.

As atividades remotas começaram em março. A atividade pedagógica remota deve estar postada no dia e no horário definidos para a aula presencial de cada disciplina. Caso o professor opte por videoaulas e chats, estas atividades devem ser realizadas no dia e no horário definidos para a aula presencial, para facilitar a adesão às atividades e evitar conflito de horários de atividades de disciplinas diferentes.

Para as atividades remotas, estamos utilizando o campus virtual e o Portal Acadêmico do Unisba. No campus virtual, podem ocorrer fóruns e chats. Em algumas disciplinas, a depender do plano de ensino, do perfil da turma etc., os professores também estão realizando videoaulas em tempo real (videoconferências), utilizando aplicativos como Zoom, Google Meet e Google Hangout no dia e horário que seriam destinados à aula presencial. Estas ferramentas permitem o acesso remoto do material postado pelo docente, através da internet, de smartphone, tablet ou computador, a qualquer momento e de qualquer lugar, e possibilitam a autoaprendizagem e a inovação na prática pedagógica.

Os meios e as tecnologias utilizadas no Unisba permitem o acesso às atividades remotas (exceto videoaulas e chats) a qualquer momento e de qualquer lugar, mas recomenda-se que o estudante reorganize sua rotina de estudos, preferindo realizar leituras, assistir vídeos didáticos e cumprir as demais atividades acadêmicas no dia e horário em que estaria fazendo a aula presencial, nos campi de Ondina. Isso facilita o acompanhamento das atividades, em meio às mudanças. Também aconselha-se estudar diariamente e não acumular atividades.

A orientação do Unisba, aos docentes que optem por videoaulas e chats, é a realização destas atividades no dia e no horário definidos para a aula presencial da disciplina.

Como legalmente a aula presencial só pode ser substituída por atividade pedagógica com utilização de tecnologia e, por conseguinte, internet, aquele estudante que não dispõe de acesso à internet ou não tem acessibilidade tecnológica em sua casa deve informar sua condição e solicitar atendimento diferenciado, por meio de requerimento protocolado na Central de Atendimento, até 72 horas após a retomada das aulas presenciais. O Colegiado de Curso irá analisar e apresentar soluções para cada caso, à luz de orientações institucionais a serem definidas pelos conselhos superiores, considerando a legislação e a viabilidade.

Sim. O estudante com necessidades educacionais especiais, relacionadas a deficiência, transtorno de espectro autista ou altas habilidades, deve realizar as atividades pedagógicas remotas propostas à sua turma. Àquele sem possibilidade de acompanhamento, será facultado acesso a plano de trabalho individual, mediante solicitação ao seu coordenador de curso, por e-mail.


Atividades complementares e trabalhos de conclusão de curso

Pode. A carga horária de atividades complementares remotas, realizadas no período de suspensão das aulas presenciais em decorrência da pandemia, será registrada no histórico acadêmico, desde que sejam atendidas as normas estabelecidas no Regulamento de Atividades Complementares e em outros dispositivos normativos institucionais em vigor.

Encaminhe a solicitação de cômputo/registro de atividades complementares no histórico escolar à Secretaria Geral de Cursos, por e-mail (remotosecretaria@unisba.edu.br). Não esqueça de informar seu nome completo, número de matrícula e curso; e também de anexar, ao pedido, a documentação comprobatória das atividades realizadas.

O trabalho de conclusão de curso será orientado pelo professor, utilizando os meios e as tecnologias da informação e comunicação disponíveis, principalmente e-mail institucional e campus virtual (chat, fórum etc.).

Caso as aulas presenciais ainda estejam suspensas no período destinado às defesas de trabalhos de conclusão de curso, estas atividades serão realizadas remotamente, por videoconferência, utilizando aplicativo a ser indicado pela Coordenação de Curso. Serão mantidos os processos, procedimentos e critérios de avaliação previstos em cada Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso, exceto aquilo que se refere especificamente à presencialidade. A Coordenação de Curso organizará as defesas, junto com os orientadores de TCC.


Avaliações, frequência e registro de atividades

Houve uma adaptação do sistema de avaliação da aprendizagem para este período de contingências. Agora, serão aplicadas de duas a três avaliações por disciplina, ao longo do semestre, com valor total de dez pontos. Não há pesos. Será aprovado o discente que obtiver cumulativamente, no semestre, nota igual ou superior a 6,0 (seis) e, no mínimo, 75% de frequência/participação nas atividades pedagógicas remotas.

Está suspensa a realização de segunda chamada de prova, exceto nos casos previstos pelo Decreto-lei n° 1.044/1969 (doenças infectocontagiosas etc.). Caso esteja coberto por este Decreto-lei, o estudante deverá solicitar a concessão via e-mail (remotosecretaria@unisba.edu.br), observando as condições previstas no Regimento Institucional acerca da temática.

A frequência deve ser computada a partir da adesão às atividades remotas e às atividades propostas pelo professor e registrada no portal acadêmico (caderneta eletrônica).


Biblioteca

As bibliotecas virtuais assinada pelo Unisba (Minha Biblioteca e Biblioteca Virtual Universitária Pearson) estão disponíveis para consulta, pesquisa e estudo, podendo ser acessadas através do portal da instituição (www.unisba.gov.br). Quem tiver dificuldade de acesso deve solicitar auxílio via e-mail (biblioteca@unisba.edu.br). Além das bibliotecas assinadas pelo Unisba, podem ser utilizados bibliotecas virtuais, repositórios de textos acadêmicos e bancos de dados de acesso gratuito, disponibilizados por outras instituições.

Solicite a geração de nova senha à Biblioteca, via e-mail (biblioteca@unisba.edu.br). No pedido, informe seu nome completo, curso ao qual está vinculado, número de matrícula e CPF.

Não, pois os campi estão fechados neste período, por determinação do Poder Público. A devolução do livro ou o pedido de renovação de empréstimo deverão ocorrer no primeiro dia de aula presencial, pós-período de distanciamento social.

Não. Haverá dispensa de multa por atraso, caso a devolução ou a renovação de empréstimo sejam realizadas no primeiro dia de aula presencial pós-distanciamento social.


Calendário acadêmico

Estão válidos os prazos estabelecidos no calendário acadêmico 2020.1, exceto aqueles referentes ao trabalho de conclusão de curso e às avaliações deste período de atividades remotas e às atividades letivas de estágios supervisionados, de disciplinas que requerem prática em laboratório, instituições jurídicas, clínicas e/ou academias, e dos componentes curriculares que, por motivo de força maior, não tenham sido ministrados durante o tempo de isolamento social.

Vamos retomar as aulas presenciais assim que as autoridades permitirem o contato social presencial. Por enquanto, obedecemos os decretos do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal que determinam a suspensão de aulas presenciais e ministramos apenas atividades remotas, como estabelecido por Portaria do Ministério da Educação sobre o assunto (Portaria n° 343/2020, alterada pela Portaria n° 345/2020 e com vigência prorrogada pela Portaria n° 395/2020).

Sim. As atividades remotas são substitutas das aulas presenciais, como facultado pelo Ministério da Educação às instituições de ensino superior do País, por meio da Portaria n° 343/2020, alterada pela Portaria n° 345/2020 e com vigência prorrogada pela Portaria n° 395/2020.

Não. As atividades remotas, com utilização dos meios e das tecnologias da informação e da comunicação (campus virtual, portal institucional, aplicativos de videoconferência etc.), substituem as aulas presenciais, como previsto pela Portaria do Ministério da Educação sobre o assunto (Portaria n° 343/2020, alterada pela Portaria n° 345/2020 e com vigência prorrogada pela Portaria n° 395/2020).


Contatos, dúvidas, sugestões e críticas

A melhor forma de contato é o e-mail corporativo. Seguem os endereços: Curso de Administração – Profª Daniela Adami: dgaraujo@unisba.edu.br Cursos de CS/Publicidade e Propaganda e Jornalismo: Profª Bárbara Souza – bcsjesus@unisba.edu.br Curso de Direito – Profª Carolina Orrico: carolinaorrico@unisba.edu.br Cursos de Educação Física – Profº Ciro Queiroz: coqueiroz@unisba.edu.br Curso de Enfermagem – Profª Iêda Fonseca: imfsantos@unisba.edu.br Cursos da Área de Saúde – Profº Maurício Dourado: mndrocha@unisba.edu.br Curso de Psicologia – Profº Luiz Lopes Neto: llgneto@unisba.edu.br Cursos de Pós-graduação – Profª Letícia Castro: remotopgextensao@unisba.edu.br

Todo elogio, sugestão, crítica ou reclamação é analisada e encaminhada pela Ouvidoria. Envie seu e-mail para ouvidoria@unisba.edu.br

A melhor forma de contato é o e-mail corporativo. Seguem os endereços: Assuntos acadêmicos: remotosecretaria@unisba.edu.br Assuntos financeiros: remotofinanceirofies@unisba.edu.br Assuntos referentes ao FIES: remotofinanceirofies@unisba.edu.br Assuntos relativos a bolsas de estudos (inclusive Prouni): orsouza@unisba.edu.br Assuntos da Biblioteca: biblioteca@unisba.edu.br Assuntos relativos ao campus virtual, ao Portal Acadêmico e correlatos: remototi@unisba.edu.br Assuntos sobre processos seletivos e vestibular: vestibular@unisba.edu.br


Financeiro, bolsas de estudos e financiamento estudantil

Sim. Ao se matricular, o estudante assinou um contrato de prestação de serviços educacionais, comprometendo-se em quitar uma semestralidade (o valor total do semestre dividido em seis parcelas, comumente chamadas de mensalidades). O contrato está em vigor e deve ser cumprido pelo estudante, considerando que os serviços educacionais (as aulas) estão sendo oferecidos pelo Unisba, apesar das mudanças no formato estabelecidas, por força da pandemia de infecção pela Covid-19, em atenção a determinação do Ministério da Educação. Para garantir as atividades remotas, a instituição tem custos com folha de pagamentos, encargos trabalhistas, impostos, entre outros, e também precisou fazer novos investimentos em tecnologia para adequação da estrutura.

O discente deve encaminhar e-mail ao Unisba (remotofinanceirofies@unisba.edu.br), informando nome completo, curso ao qual está vinculado e número de matrícula e apresentando sua demanda. O departamento irá analisar sua situação e seu pedido e dará um posicionamento institucional pelos canais de comunicação oficiais.

O acadêmico deve remeter um e-mail para o Unisba (remotofinanceirofies@unisba.edu.br), informando nome completo, curso ao qual está vinculado, número de matrícula e relatando a pendência e/ou a solicitação. Após análise, o setor responsável apresentará um posicionamento institucional pelos canais de comunicação da instituição.

Para tratar de assuntos relativos às mensalidades e ao FIES, o estudante deve encaminhar e-mail ao setor (remotofinanceirofies@unisba.edu.br), com sua dúvida, além de nome completo, curso ao qual está vinculado e número de matrícula. A resposta será encaminhada pelos canais de comunicação institucionais.

O bolsista deve enviar um e-mail para o Unisba (orsouza@unisba.edu.br), informando seu nome completo, o curso ao qual está vinculado, seu número de matrícula, além da sua pendência e/ou solicitação. Após análise, o Núcleo de Assistência Social irá analisar a situação e, posteriormente, apresentar um posicionamento institucional sobre o assunto, pelos canais de comunicação da instituição.


Portal Acadêmico e Campus Virtual

Para receber orientação e apoio, basta encaminhar um e-mail para o Núcleo de Tecnologia da Informação (remototi@unisba.edu.br), informando nome completo, tipo de vínculo com o Unisba (estudante, professor ou técnico), curso ao qual está vinculado e número de matrícula (em caso de discente) e detalhando a dificuldade (como problemas com a senha, erro na página inicial). A resposta será remetida por e-mail.

O usuário deve solicitar a nova senha por e-mail (remototi@unisba.edu.br), informando nome completo, tipo de vínculo com o Unisba (estudante, professor ou técnico), curso ao qual está vinculado e número de matrícula (em caso de discente). A resposta será remetida por e-mail.


Secretaria Geral de Cursos

A Secretaria Geral de Cursos está providenciando a colação de grau remota sem solenidade, com procedimentos adaptados ao contexto atual, para todo estudante que tiver integralizado o curso, estiver regular quanto ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade e tiver cumprido os demais requisitos normativos para isto. O cronograma e os procedimentos serão divulgados pelo setor, nos canais de comunicação oficiais.

Caso já tenha concluído o curso (em 2019.2 ou anteriormente), o estudante pode solicitar a colação de grau à Secretaria Geral de Cursos, por e-mail (remotosecretaria@unisba.edu.br), informando seu nome completo, número de matrícula e curso. A Secretaria fará a análise da situação do estudante e, em caso de cumprimento de todos os requisitos legais, irá agendar a colação de grau sem solenidade, com procedimentos adaptados ao contexto atual.


Atuação docente

Primeiro, o professor deve revisitar nosso plano de ensino, dedicando atenção especial aos objetivos, à ementa e aos conteúdos programáticos. Depois, precisa reorganizá-lo, de acordo com o novo contexto. O diálogo com o Coordenador de Curso e o Colegiado de Curso é importante nesta fase.

Há informações e orientações sobre as atividades remotas no Guia de Orientações ao Docente do Unisba, distribuído pela Coordenação de Graduação e Coordenação de Planejamento e Avaliação, via e-mail corporativo. Caso não tenha em mãos, solicite o material na sua Coordenação de Curso.

O professor deve fazer o registro de conteúdo e frequência dos estudantes nas atividades remotas no portal acadêmico (caderneta eletrônica), da mesma forma como ocorre no semestre letivo regular.

Além do Guia de Orientações ao Docente do Unisba, distribuído remotamente pela Coordenação de Graduação e Coordenação de Planejamento e Avaliação, há material sobre este assunto no campus virtual do Unisba. Entre na área “Formação Continuada de Professores – Sala Virtual” e acesse o conteúdo disponível nos tópicos intitulados “Formação Disciplinas Semipresenciais”.

O suporte poderá ser solicitado ao Núcleo de Tecnologia da Informação por e-mail (remototi@unisba.edu.br).