Está em consonância com o momento sociocultural do tempo presente, marcado expressivamente pela presença e influência das tecnologias de comunicação nos modos de ser, estar, relacionar, comunicar e, especialmente, aprender das sociedades contemporâneas.
Essas tecnologias da comunicação, sobretudo as digitais, estão se constituindo elementos estruturantes da cultura do presente, organizando e definindo as sociedades, cada vez mais, na lógica da conectividade, por meio de redes online de interação, produção e compartilhamento de saberes. Tempo histórico, esse, definido como Cibercultura.
Essa estruturação social em redes online (Cibercultura), por consequência, evidencia uma “nova dimensão” de sociabilidade em curso (virtual, mas real) que vem alterando as nossas percepções de realidade e de si próprio, forjando nossas identidades nesse tempo presente.
Nesse contexto, faz-se necessário – especialmente por parte dos educadores e todos os demais interessados em processos educativos – compreender bem as epistemologias do presente para melhor interagir/educar os sujeitos da contemporaneidade.
Objetivo Geral do Curso:
Capacitar, em nível de especialização Lato Sensu, educadores e interessados em processos educacionais, a compreender o complexo conjunto de fenômenos socioeducativos contemporâneos que caracterizam as culturas digitais conectadas do presente.
Objetivos Específicos do Curso:
• Fundamentar/preparar os participantes para a prática dos processos de planejamento, docência, coordenação e avaliação em contexto de crescentes interações nos espaços de fluxo de comunicação por meios digitais;
• Promover a formação continuada dos participantes, estudando os paradigmas contemporâneos de construção do conhecimento sustentados em processos de comunicação digital, produção e compartilhamento colaborativos, e estimulação cognitiva multimidiática.
Parceria Pedagógica
Essa pós-graduação foi concebida em parceria com o Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica/CEAP, ONG fundada pelos Jesuítas (Companhia de Jesus no Brasil) e sediada na cidade de Salvador. Há 26 anos, o CEAP vem pesquisando, publicando e desenvolvendo ações formativas direcionadas à docência da Educação Básica e do Ensino Superior, em âmbito nacional.
Para saber mais sobre o CEAP, clique aqui.
Informações dos Cursos
Disciplinas
Ciberleitores, ciberescritores e ciberpesquisadores
Redes sociais e educação
Metodologias de pesquisa
Comunicação e culturas digitais
Currículo e contemporaneidade
Produção radiofônica em educação
Inteligência artificial e educação
Games e gamificação dos processos educativos
Metodologias ativas e aprendizagem
Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem
Semiótica e educação
Produção audiovisual em educação
Escola, diversidade e culturas
Educação especial, inclusão e tecnologias assistivas
Avaliação da aprendizagem
Trabalho de conclusão do curso / TCC
Docentes
Docente | Titulação |
---|---|
Silvio Carvalho | Doutor |
Joana Dourado | Mestre |
Marcele Paim | Mestre |
Jucineide Carvalho | Mestre |
Aidil Brites | Mestre |
Bruno Olivatto | Mestre |
Társio Macedo | Mestre |
Marlene Oliveira | Doutora |
Elaine Amazonas | Especialista |
Jaciete Barbosa | Doutora |
Denise Guerra | Doutora |
* Professores que, porventura, estejam impossibilitados de ministrar a disciplina serão substituídos.
Coordenador: Bruno Olivatto
Doutorado em Educação / UFBA (andamento); Mestre em Educação / UFBA; Pós-Graduação em Educação e Comunicação – Università di Lugano/Suiça; Pedagogo / UFBA; Diretor do Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica/CEAP.
(71) 4009-2840
atendimento@unisba.edu.br
Av. Oceânica, 2717 - Ondina, Salvador - BA, 40170-010
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h30 e sábados, das 7h30 às 12h