Considerando as políticas nacionais para a Educação Básica, que determinam a formação continuada para todos que exercem a docência, percebe-se a necessidade de compreender esta formação na perspectiva do locus onde ela acontece. Assim, torna-se importante o estudo constante sobre o exercício da docência. Da mesma maneira, considera-se o contexto que exige uma formação ampla e interdisciplinar, privilegiando metodologias ativas que resultem em aprendizagens significativas, sinalizando um novo paradigma para construção do conhecimento.
Objetivos do Curso:
Especializar os profissionais da Educação Básica, refletindo as metodologias aplicadas a esse nível de ensino e relacionando-as às diversas formas de ensinar e aprender.
Além disso, visar a aprendizagem significativa no exercício da docência. Isso se dá ao desenvolver no docente o embasamento teórico–conceitual e a capacitação prático–profissional que visam a criação de experiências inovadoras e interdisciplinares.
E inserir a pesquisa como método de ensino e produção do conhecimento, bem como conscientizar sobre a necessidade da formação contínua para se enfrentar os desafios da gestão educacional.
Informações dos Cursos
Disciplinas
Metodologia da Pesquisa Científica
História da Educação
Educação Brasileira
Problemas Contemporâneos da Educação
Planejamento Educacional
Política Educacional: Tendências
Artes como Linguagem da Gestão Democrática.
Avaliação dos Sistemas Educacionais
Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira
Teoria das Organizações Aplicada às Instituições Educacionais
Políticas Públicas da Educação
Gestão Pedagógica
Neuropisicopedagogia na Gestão Escolar
Tecnologias Educativas
Bioética e Educação
Engajamento Familiar na Educação
Ciência para a Redução das Desigualdades
Metodologia do Ensino Superior
Docentes
Docente | Titulação |
---|---|
Andrea Basílio Fraga | Especialista |
Anna Frascolla | Mestre |
Barbara Pessoa Cardoso | Mestre |
Cintia Andrade | Especialista |
Daniela Chaves Radel | Doutora |
Edmilson de Jesus Santos | Mestre |
Fabio Martins da Silva | Mestre |
Fernanda Orrico Farias | Mestre |
Ingrid Campos Miranda | Especialista |
Luis Henrique de Alves Gomes (Professor convidado) | Doutor |
Maria da Conceição Carvalho Dantas | Doutora |
Marília de Pádua Carvalho Dantas | Mestre |
Maurício José de Souza Neto | Mestre |
Mônica Orrico Ferreira | Especialista |
Rita de Cássia Maria Cruz | Mestre |
Rúbia Taís Reis Matos Barbosa | Especialista |
* Professores que, porventura, estejam impossibilitados de ministrar a disciplina serão substituídos.
Coordenador: Tiago Piñeiro Martins
• Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana;
• Especialista em Psicologia da Educação, Educação Especial e Inclusiva;
• Pedagogo;
• Docência do Ensino da Matemática;
• Atualmente, é Vice Diretor de Extensão e Pesquisa da Via Educar Consultoria Pedagógica e professor efetivo da Rede Municipal de Educação no Município de Salvador.
(71) 4009-2840
atendimento@unisba.edu.br
Av. Oceânica, 2717 - Ondina, Salvador - BA, 40170-010
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h30 e sábados, das 7h30 às 12h