ENADE

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é uma avaliação, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Inep), para aferir as habilidades e competências de graduandos brasileiros. O Exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Ministério de Educação (MEC). A ideia é que os cursos de graduação sejam avaliados, por meio dos estudantes, a cada três anos.
O Enade é obrigatório. Através dele, estima-se o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e, em última instância, o valor do seu diploma no mercado de trabalho e no mundo acadêmico. Para o estudante, participar é uma oportunidade de avaliar a própria formação e seu desempenho, em relação aos colegas da mesma área de todo o país; e de obter conceitos que podem ser utilizados em seleções para emprego, residência e ingresso em cursos de pós-graduação do País.

Veja a regulação:
Lei nº 10.861/2004
Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Ministério de Educação (MEC).

Portaria Normativa nº 840, de 24 de agosto de 2018 (republicada em 31 de agosto de 2018)
Dispõe sobre procedimentos de competência do Inep/MEC referentes à avaliação de instituições de ensino superior, de cursos de graduação e de desempenho acadêmico de estudantes.

Portaria Normativa nº 828, de 16 de abril de 2019
Estabelece o regulamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade 2019.

O Ministério da Educação estabeleceu que, neste ano, devem fazer o Enade todos os estudantes dos bacharelados em Educação Física, Enfermagem e Fisioterapia, entre outros cursos, que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2019 (provavelmente agosto/2019), ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2020; e discentes de cursos de cursos superiores de tecnologia que tenham integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2019 (provavelmente agosto/2019), ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até dezembro de 2019. Os ingressantes serão inscritos e automaticamente dispensados do Exame, portanto, não precisam preencher questionário nem fazer a prova.
A lista de estudantes do Centro Universitário UNISBA habilitados pelo Inep/MEC para o Enade 2019 será divulgada em setembro.

Lembre-se:
O Exame é obrigatório para todos os habilitados pelo Inep/MEC, por ser um componente curricular. A participação do estudante é indicada no seu histórico acadêmico.

Há prejuízos para quem deixa de fazer o Enade. Por determinação do MEC, quem não preenche o Questionário do Estudante e/ou não faz a prova fica impedido de obter seu certificado de conclusão de curso e seu diploma. Com isto, também não pode requerer registro profissional em instituições de classe (OAB, Cref, Crefito etc.) e exercer legalmente a profissão.

O Enade tem três etapas obrigatórias:
Etapa 1 – Confirmação do Cadastro do Aluno e preenchimento do Questionário do Estudante, disponível no site do Inep/MEC, de acordo com cronograma do Inep/MEC. Este preenchimento é obrigatório, inclusive para aqueles alunos que estiverem impedidos de fazer a prova e forem justificar a ausência. Consulte seu coordenador de curso sobre o plantão de orientação para este preenchimento.
Etapa 3 – Prova com questões de múltipla escolha e discursivas, que exigem demonstração de conhecimento geral (a realidade e história mundial e do Brasil) e conhecimento específico do curso e também capacidade de interpretação e análise de problemas, em 24 de novembro, às 13:30 (horário de Brasília), em local a ser definido pelo Inep/MEC (indicado após o preenchimento do Questionário).
Etapa 3 – Preenchimento do Questionário de Percepção de Prova, a ser realizado em 24 de novembro, logo após a conclusão da prova.

Atividade Data Responsável
Confirmação do Cadastro do Aluno e preenchimento do Questionário do Estudante, etapa OBRIGATÓRIA Atenção: Plantão do coordenador de curso para orientação de preenchimento, em laboratórios da UNISBA Setembro (Data a definir) Estudante
Realização da Prova, etapa OBRIGATÓRIA 24/11, 13h (horário de Brasília) Estudante
Preenchimento do Questionário de Percepção de Prova, etapa OBRIGATÓRIA 24/11, após a prova Estudante
Confira aqui simulados e provas anteriores com gabaritos, indicação de vídeos e filmes sobre temas cobrados nas questões de formação geral, links para jornais, revistas, agências de notícias e museus.

Participe das atividades programadas pela UNISBA:

Distribuição e discussão dos planos de curso
Quando? – Primeira semana letiva e final do primeiro e do segundo bimestres, durante as aulas
Onde? – Salas de aula

Oficinas de Gramática
Acompanhe agenda no portal institucional

Oficinas de Leitura, Interpretação e Produção de Texto
Acompanhe agenda no portal institucional

Oficinas Formativas (resolução de questões)
Verifique a programação com o coordenador do seu curso

Café com Prosa (debate de temas atuais do campo da comunicação e áreas afins, organizado pelos cursos de CS/Jornalismo e Publicidade e Propaganda)
Acompanhe agenda no portal institucional

Café Legal (debate de temas atuais, organizado pelos cursos de Direito, CS/Publicidade e Propaganda e Jornalismo)
Acompanhe agenda no portal institucional

Papo Legal (debate de temas jurídicos atuais, organizado pelo curso de Direito)
Acompanhe agenda no portal institucional

Saúde em Foco (debate de temas atuais em saúde, organizado pelo curso de Fisioterapia)
Acompanhe agenda no portal institucional

1 – Qual o objetivo do Enade?
Avaliar o desempenho de graduandos quanto ao domínio de conteúdos gerais e específicos do seu curso.

2 – Quais as etapas obrigatórias do Exame?
Há três etapas obrigatórias:
1º) Confirmação do Cadastro do Aluno e preenchimento do Questionário do Estudante, antes do dia de prova, preferencialmente, com acompanhamento do coordenador ou docente do curso;
2º) Prova com questões objetivas e subjetivas, que exigem demonstração de domínio do conteúdo e de capacidade de interpretação e análise de problemas, em novembro;
3º) Preenchimento do Questionário de Percepção de Prova, a ser aplicado em novembro, logo após a conclusão da prova.

3 – O Enade é obrigatório?
Sim. Conforme a Lei nº 10.861/2004, Art. 5º, § 5º, o Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. A participação do aluno é indicada no histórico escolar. Quem não faz o Exame não pode ter seu diploma emitido, ter acesso ao registro profissional e exercer legalmente a profissão.

4 – Como fazer minha inscrição?
As instituições de educação superior, inclusive a UNISBA, inscreverão todos os estudantes com perfil para participarem do Enade, em período definido pelo Inep/MEC. Em seguida, o Inep/MEC divulgará a lista dos habilitados.

5 – Se eu estiver habilitado pelo Inep/MEC, posso faltar ao Exame?
Não. A presença do estudante selecionado para o Enade é pré-requisito para a colação de grau e a emissão do certificado de conclusão de curso, histórico escolar e diploma.

6 – O que ocorrerá se eu não for fazer o Exame, mesmo estando habilitado?
Se não fizer o Enade, você:
a) não poderá colar grau, até regularizar sua situação quanto ao Enade;
b) não receberá seu certificado de conclusão de curso, histórico escolar e diploma, até regularizar sua situação quanto ao Enade;
c) não poderá requerer dos órgãos competentes (conselhos de classe, Delegacia Regional do Trabalho etc.) o registro profissional, concedido para o exercício legal da profissão; e
d) não terá resultado para apresentar em seleções para emprego, residência e cursos de pós-graduação que eventualmente solicitarem sua nota.

7 – O que ocorrerá se eu não participar do Enade com a seriedade devida?
Se não participar do Enade com a seriedade devida, você não terá resultado para apresentar em seleções para emprego, residência e cursos de pós-graduação que eventualmente solicitarem sua nota; e prejudicará a estimativa do Conceito Preliminar de Curso (CPC), o que influencia negativamente no valor do seu diploma no mercado de trabalho e no mundo acadêmico e implica na redução da oferta de financiamento de mensalidades pelo Fies e de bolsas de estudos pelo Prouni para seus colegas, entre outros aspectos.

8 – Posso ser dispensado de fazer o Exame?
Só serão dispensados os ingressantes; estudantes que colarem grau até o mês de agosto de 2019; graduandos que estiverem oficialmente fazendo atividade acadêmica fora do Brasil, em universidade conveniada com a instituição de educação superior de origem (neste caso, a UNISBA), na data de realização do Enade; ou discentes impedidos de comparecerem ao local de prova por motivo de saúde ou problema pessoal grave (morte em família etc.). Nos dois últimos casos, a dispensa deve ser requerida oficialmente pelo próprio aluno, dentro do cronograma do Inep/MEC.

9 – Caso não faça o Enade 2019, como poderei regularizar minha situação?
Você deverá justificar sua ausência ao Inep/MEC, no prazo definido por este órgão federal, e aguardar o retorno do órgão sobre a regularização da situação. Antes disto, não poderá colar grau e não poderá receber certificado/atestado/declaração de conclusão de curso e diploma.

10 – E o envio da justificativa é o suficiente para regularizar minha situação?
Não. Só a resposta oficial do Inep/MEC ao seu pleito comprova se você está dispensado do Exame ou terá que participar de uma nova edição do Enade.

11 – Poderei ficar irregular junto ao Enade mais de uma vez?
Sim. Se você for habilitado mais de uma vez e não fizer o Exame, em nenhuma das ocasiões, ficará com mais de uma irregularidade e precisará regularizar sua situação junto ao Inep/MEC, seguindo as regras definidas por este órgão federal.

12 – A irregularidade perde seu efeito caso eu seja transferido para outra instituição?
Não. A irregularidade fica vinculada diretamente ao aluno (e não, à instituição de ensino), independentemente do destino dele. Mesmo se transferido, o estudante só poderá colar grau e ser diplomado pela instituição de destino após a regularização da sua situação.

13 – Se eu for selecionado em mais de um curso por fazer duas graduações simultaneamente, como devo proceder?
Você escolherá uma das provas para fazer. Quando for detectado o seu comparecimento nesta, ficará definida a sua dispensa do Exame do outro curso. Contudo, você deverá apresentar justificativa de ausência à instituição que mantém o curso cujo Exame não foi feito.

14 – Como vou saber o local de aplicação da prova e imprimir o meu cartão de informação?
Tudo isso ficará disponível no site do Inep/MEC, após o período de inscrições.

15 – E por que eu devo responder ao Questionário do Estudante?
O preenchimento deste Questionário tem caráter obrigatório e integra a avaliação do Conceito Preliminar do Curso (CPC). Por isso, responda claramente às questões e evite a opção “sem informação”.

16 – Quando e como eu acesso o Boletim de Desempenho Individual, que será emitido com o resultado da minha avaliação?
O Boletim referente ao Enade 2019 será disponibilizado, provavelmente, no final de 2020. O acesso ocorre pelo site do Inep/MEC, no endereço http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/boletimDesempenho/ .

17 – Se a minha dúvida não estiver respondida aqui, a quem eu posso procurar para obter mais informações sobre o Enade?
Você pode procurar seu coordenador de curso ou o responsável pela Coordenação de Planejamento e Avaliação da UNISBA.

Contatos:

Curso de Administração
Coordenadora de curso: Profa. msc. Rosilene Cruz
E-mail: rmcruz@unisba.edu.br
Tel. 71 4009-3691

Cursos de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e Jornalismo –
Coordenadora de curso: Profa. msc. Bárbara Souza
E-mail: bcsjesus@unisba.edu.br
Tel. 71 4009-2835

Curso de Direito –
Coordenadora de curso: Profa. msc. Carolina Orrico
E-mail: carolinaorrico@unisba.edu.br
Tel. 71 4009-3697

Cursos de Educação Física –
Coordenador de curso: Profa. msc. Bárbara Ornellas
E-mail: bsornellas@unisba.edu.br
Tel. 71 4009-2846

Curso de Enfermagem
Coordenadora de curso: Profa. msc. Iêda Santos
E-mail: imfsantos@unisba.edu.br

Curso de Fisioterapia –
Coordenadora de curso: Profa. msc. Cristiane Moreira
E-mail: ccmoreira@unisba.edu.br
Tel. 71 4009-2847

Curso de Psicologia
Coordenador de curso: Prof. esp. Luiz Lopes
E-mail: llgneto@unisba.edu.br

Coordenação de Planejamento e Avaliação –
Coordenadora: Profa. dra. Mônica Celestino
E-mail: mcsantos@unisba.edu.br
Tel. 71 4009-2873

Curso de Administração
Coordenadora de curso: Profa. msc. Rosilene Cruz
E-mail: rmcruz@unisba.edu.br
Tel. 71 4009-3691

Cursos de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e Jornalismo
Coordenadora de curso: Profa. msc. Bárbara Souza
E-mail: bcsjesus@unisba.edu.br
Tel. 71 4009-2835

Curso de Direito
Coordenadora de curso: Profa. msc. Carolina Orrico
E-mail: carolinaorrico@unisba.edu.br
Tel. 71 4009-3697

Cursos de Educação Física
Coordenador de curso: Profa. msc. Bárbara Ornellas
E-mail: bsornellas@unisba.edu.br
Tel. 71 4009-2846

Curso de Enfermagem
Coordenadora de curso: Profa. msc. Iêda Santos
E-mail: imfsantos@unisba.edu.br

Curso de Fisioterapia
Coordenadora de curso: Profa. msc. Cristiane Moreira
E-mail: ccmoreira@unisba.edu.br
Tel. 71 4009-2847

Curso de Psicologia
Coordenador de curso: Prof. esp. Luiz Lopes
E-mail: llgneto@unisba.edu.br

Coordenação de Planejamento e Avaliação
Coordenadora: Profa. dra. Mônica Celestino
E-mail: mcsantos@unisba.edu.br
Tel. 71 4009-2873