Biblioteca

Criada em 2001, oferece atividades que buscam dar suporte informacional às atividades de ensino, iniciação à pesquisa e extensão. É destinada aos corpos docente, discente e técnico-administrativo da instituição.

ESTRUTURA

Está localizada no 3º andar do Prédio Irmã Maria Alice (Central) e ocupa uma área total de 290,13 m2 distribuídos em:

  • Acervo: 155,21 m2
  • Recepção: 37,76 m2
  • Sala de estudos individuais e multimeios (24,34 m² – com 13 baias para o estudo individualizado)
  • Sala de pesquisa informatizada (37,86 m²)
  • Sala para estudo em grupo 1 (7,50 m²)
  • Sala para estudo em grupo 2 (7,44 m²)
  • Sala de estudo em grupo 3 (8,12 m²)
  • Sala de processamento técnico (11,90 m²)

ACERVO

Contamos com 7.310 títulos (25.946 exemplares físicos de livro) e 247 títulos de periódicos. Na Biblioteca Virtual – Minha Biblioteca, temos mais de 9.000 títulos técnicos, acadêmicos e científicos, divididos em 3 categorias: Jurídica, Saúde e Sociais aplicadas. Ao todo temos 17 das principais editoras do Brasil.

Na Biblioteca Virtual Universitária Pearson, temos um acervo com mais de 10.000 títulos, divididos em 39 categorias de diferentes áreas do conhecimento. Ao todo são 49 editoras parceiras.

A Revista Diálogos Possíveis é uma publicação concebida e mantida pelo Centro Universitário Social da Bahia (UNISBA), criada em 2002 com publicações nas áreas de Ciência Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, de periodicidade semestral. Desde 2019 é estratificada com o WEBQUALIS CAPES/A4 e integra a plataforma SERR/Open Journal System.

No portal da biblioteca encontram-se disponíveis sugestões de periódicos eletrônicos de acesso livre separados por área de conhecimento dos cursos oferecidos na Instituição.

Para informatização do acervo físico, o UNISBA dispõe do Software TOTVS – Gestão Bibliotecária da linha RM. Esse aplicativo trabalha de forma integrada, compartilhando diversas operações importantes para a administração do acervo e para a dinâmica da biblioteca. Para o tratamento do acervo utilizamos a catalogação AACR2 – Código de Catalogação Anglo-Americano, para classificação da área de conhecimento CDD – Classificação Decimal de Dewey, para normas técnicas ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e para código de notação de autor e título a Tabela Cutter-Sanborn.

SERVIÇOS

A Biblioteca disponibiliza serviços no que se refere à consulta ao acervo físico, empréstimo domiciliar e através da internet, oferecendo recursos de pesquisa informatizada, renovação, reserva, acesso ao acervo digital das bibliotecas virtuais, recursos de normalização e fontes para pesquisa. Oferecemos treinamento as plataformas virtuais (bibliotecas virtuais), levantamento bibliográfico e ficha catalográfica. Temos também como serviço digital o Repositório Institucional, onde está disponibilizada a produção científica e acadêmica do Centro Universitário Social da Bahia (UNISBA).

A rede sem fio (wi-fi) permite que seus usuários acessem a internet por meio de seus celulares, notebooks e tablets gratuitamente e está disponível em todos os setores da biblioteca. Para utilizar o serviço, o usuário deverá fazer o login com a matrícula e senha de rede.

Clique aqui e confira as regras de utilização da biblioteca.

Clique aqui e confira o Plano de desenvolvimento do acervo da biblioteca.

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta-feira das 7h30 às 22h
Sábado das 7h30 às 11h30


Serviços

• Acervo organizado e de livre acesso
• Empréstimo domiciliar
• Atendimento personalizado
• Apoio em trabalhos acadêmicos
• Pesquisa bibliográfica
• Periódicos on-line
• Amplas salas de estudos.


Contatos

UNISBA – Centro Universitário
Av. Oceânica, n. 2717, Ondina
Salvador-Bahia

Ruth Erione
Bibliotecária CRB 5/1291
(71) 4009-3688
biblioteca@unisba.edu.br

Periódicos