Semana de Psicologia 2020

Publicado em 3 de novembro de 2020.

Proporcionar aos profissionais e graduandos de Psicologia conhecimento além da sala de aula, a partir de discussões relacionadas às diversas questões sociais da atualidade, foi o principal objetivo da Semana de Psicologia do Centro Universitário UNISBA. O evento aconteceu entre os dias 9 e 11 de novembro, foi totalmente gratuito, com certificação e on-line, sendo transmitido via Google Meet. Para assistir aos vídeos gravados, basta acessar os links informados abaixo.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Tema: Gênero e Sexualidade

Mesa-redonda: “O ser LGBTQIA+ na adolescência: desafios e impactos psicossociais”

Facilitadoras:

Violeta Conceição – Graduanda de Jornalismo do UNISBA, travesti, ilustradora, escritora, redatora do Pico Preto e pesquisadora.

Msc. Carolina Mombach – Psicóloga clínica, mestre e doutoranda em Psicologia Social e Institucional e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Sexualidade e Relações de Gênero (NUPSEX/UFRGS).

Mediador:

Luiz Lopes – Coordenador e docente do Curso de Psicologia e especialista em Psicologia e Ação Social.

Clique para assistir

Mesa-redonda: “Violências contra as mulheres: dimensões do sexismo”

Atração cultural:

Enoque Luz dos Santos – Discente de Psicologia pela Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (UESB) e membro da Associação Brasileira de Psicanálise Clínica – ABPC. Também é músico e recita poesia.

Facilitadoras:

Msc. Vanina Cruz – Psicóloga Clínica com MBA em gestão de pessoas, especialização em Educação em Direitos Humanos, mestranda em Estudos de Gênero, Mulheres e Feminismos na PPGNEIM/UFBA e Conselheira do Conselho Regional de Psicologia da Bahia – CRP03.

Dr.ª Darlane Andrade – Psicóloga com especialiazação em Psicologia Conjugal e Familiar pela Faculdade Ruy Barbosa; mestra e doutora em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminismo pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia (PPGNEIM/UFBA), com período de Doutorado Sanduíche na Universidade de Manchester (Inglaterra) onde foi pesquisadora visitante no ano de 2014.

Mediadora:

Prof.ª Msc. Izaura Furtado – Coordenadora do CEMMAP (Centro Multidisciplinar de Apoio Pedagógico e Psicossocial) e docente do UNISBA. Mestre em Educação Especial e em Psicologia Evolutiva e da Educação, especialista em Psicologia Forense e em Desenvolvimento Local e pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos.

Clique para assistir

Tema: Saúde mental

Mesa-redonda: “As possibilidades de atuação do Psicólogo na zona rural”

Facilitadores:

Msc. José Fernando Andrade Costa – Professor de Psicologia Comunitária. Mestre e doutorando em Psicologia Social e membro do Grupo de Pesquisa “Feirafurt” – Psicologia e Teoria Crítica e do Núcleo Bahia da Associação Brasileira de Psicologia Social.

Ailena Julie Silva Conceição – Mulher negra. Psicóloga. Graduanda em Ciências Sociais e pós-graduada em Gestão Pública e Psicologia do Trânsito (UNYLEYA). É coordenadora do CRAS no município de Maraú/BA, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Maraú e membro da Comissão Regional de Psicologia da Assistência Social.

Mediadores:

Monique Souza e Gabriel Meirelles – Discentes de Psicologia do UNISBA e membro da comissão organizadora deste evento.

Clique para assistir

Mesa-redonda: “Psicologia e Relações Etnicorraciais”

Atração Cultural:

Raphael Reis Amorim – Graduando de Biomedicina na UNIFTC, cantor e desenhista.

Facilitadores:

Manoel Neto – Psicólogo e pós-graduando em Saúde da Família pelo Programa de Residência Multiprofissional da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Estuda Psicanálise de orientação Lacaniana, Saúde Pública e Relações Étnico-raciais.

Andrea Maria Santos – Psicóloga. Feminista negra. Extensionista em Gestões Políticas Públicas em Gênero e Raça. É a idealizadora do projeto “De preta para preta”, no qual faz atendimento psicológico social para mulheres negras.

Mediadora:

Alexandra Santos Conceição – Psicóloga Clínica. Mestre em Educação e Contemporaneidade e especialista em Saúde Mental.

Clique para assistir

Tema: Pandemia

Mesa-redonda: “Humanização no serviço de saúde”

Facilitadoras:

Jaqueline Amorim – Psicóloga e técnica em enfermagem. É terapeuta cognitiva comportamental e especialista em Psicologia Organizacional.

Patricia Viana – Graduanda de Psicologia pelo UNISBA. Diretora administrativa da UPA de Brotas e atuante na captação de médicos e na controladoria do Hospital Espanhol.

Mediadora:

Micaele Moreira – Discente de Psicologia do UNISBA e membro da comissão organizadora deste evento.

Clique para assistir

Mesa-redonda: “Transtornos mentais e isolamento social”

Atração cultural:

Mariana Magalhães – Intérprete, graduanda de psicologia do UNISBA e criadora do Bombambulante – uma prática como pesquisa a partir da psicanálise e das artes Cênicas.

Facilitadores:

Msc. Júlio Cesar Hoenisch – Psicólogo, especialista em Saúde Pública e mestre em Psicologia pela PUC/RS. Coordena o curso de Psicologia e a especialização em psicopatologia e curso de vida na Universidade Católica do Salvador.

Dr.ª Valeska Zanello – Psicóloga e Filósofa. Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (2005) com período sanduíche de um ano na Université Catholique de Louvain (Bélgica).

Mediadora:

Fernanda Correia – Psicóloga com especialização em Atenção Básica à Saúde Coletiva e docente do UNISBA.

Clique para assistir

Este evento faz parte das ações da 16° Campanha de Responsabilidade Social promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Últimas Notícias