Novembro Azul – Saiba como se proteger do câncer de próstata

Publicado em 1 de novembro de 2019.

Dedicamos o mês de novembro à conscientização pela prevenção ao câncer de próstata. Sabe por quê? Porque, muitas vezes, por falta de informação, medo ou vergonha de se discutir o assunto, a doença acaba matando mais de 14 mil brasileiros e registra quase 70 mil novos casos por ano. É a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele.

Agora que você já sabe a gravidade do problema, e que não vale a pena ignorá-lo, perguntamos: você sabe o que é o câncer de próstata?

O câncer de próstata é um tumor que afeta uma glândula presente apenas nos homens, localizada à frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra, que é o canal por onde passa a urina. A função da próstata é produzir um líquido que compõe parte do sêmen (esperma).

E como surge o tumor? Durante toda nossa vida, nossas células se multiplicam e se renovam. Mas, o que pode acontecer é um crescimento descontrolado de algumas células e o consequente surgimento do tumor cancerígeno.

Então quais seriam os sintomas que poderiam indicar o câncer de próstata? Os principais sinais são:

Ao sinal de qualquer um desses sintomas, procure seu médico para fazer os exames que podem detectar a presença do câncer. Mas, independentemente dos sintomas, recomenda-se fazer os exames anualmente, a partir dos 50 anos de idade ou a partir dos 45 anos quando há histórico de câncer de próstata na família.

Quais são os exames que ajudam a detectar o câncer de próstata?

Exame de PSA – Exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína chamada Antígeno Prostático Específico (PSA), produzida pela próstata. Níveis altos podem indicar câncer.

Exame de toque retal – O médico urologista não vai gastar muito mais que um minuto para examinar você. Ele introduz o dedo indicador no ânus do paciente, utilizando uma luva, para analisar tamanho, consistência da próstata ou presença de nódulo.

Vamos todos deixar o preconceito e medo de lado. Todas as medidas para detectar e tratar o câncer de próstata são conduzidas por médicos profissionais, competentes e que visam o seu bem-estar e sua saúde! Previna-se!

Últimas Notícias