FSBA realiza mostra de filmes e debates sobre diversidade

Publicado em 21 de agosto de 2019.

Para estimular o debate sobre o respeito à diversidade e, especificamente, discutir temas como novas masculinidades, feminismo, questões raciais e transfobia, a Faculdade Social da Bahia realiza mais uma edição do projeto Cine CEMAPP, que exibe filmes sobre essas temáticas, seguidos de rodas de debate.

As sessões estão marcadas para os dias 29/08, 12/09, 17/10 e 14/11, das 15h às 18h. O Cine CEMAPP é uma mostra aberta ao público, com entrada gratuita e certificação de 3 horas para os participantes em cada sessão. Confira a programação:

Programação

Sessão 01 (29/08) – Filme “Uma família de dois” (França)

Debate sobre famílias interraciais, xenofobia, migrações, diversidade cultural e relações étnico raciais. O filme conta a história de Samuel (Omar Sy), um rapaz que tinha uma vida tranquila no sul da França até a chegada inesperada de uma recém-nascida, chamada Glória. Sem sucesso na busca pela mãe biológica da criança, Samuel decide criar a menina sozinho por oito anos, até que a mãe de Glória aparece e tudo passa a mudar. Assista ao trailer:

Sessão 02 (12/09) – Filme “Pequeno Segredo” (Brasil)

Debate sobre novas configurações familiares, processos de adoção e crianças com HIV-AIDS. O filme é baseado em fatos reais e conta a história de uma família que fazia passeios marítimos com frequência. Por algum tempo, essa família escondeu a história por trás da adoção da menina Kat (Mariana Goulart). O filme foca sua narrativa na infância da garota e na fase em que seus pais biológicos se conheceram. Assista ao trailer:

Sessão 03 (17/10) – Filme “Lola Pater” (França)

Debate sobre maternidades, paternidades e processos de inclusão de mulheres transexuais migrantes. Depois de enterrar sua mãe, o jovem Zino (Tewfik Jallab) descobriu um grande mistério sobre seu passado. Filho de imigrantes argelinos, ele sempre acreditou que seu pai, Farid (Fanny Ardant), o abandonou e voltou para a Argélia. Mas ele recebe a notícia de que o pai nunca voltou para o país natal, nunca se divorciou e ainda se tornou uma mulher transsexual. Assista ao trailer:

Sessão 04 (14/11) – Filme “Roma” (México)

Debate sobre sofrimento psíquico, trabalho, emprego e renda de mulheres indígenas. O filme fala sobre a vivência de uma família de classe média, sutilmente controlada por uma mulher (Yalitza Aparicio), que trabalha como babá e empregada doméstica. Durante este período, acontecem muitas coisas inesperadas que passam a afetar o cotidiano dos moradores da casa, num retrato comovente dos conflitos domésticos e da hierarquia social durante as turbulências políticas dos anos 1970. Assista ao trailer:

Objetivo

Proporcionar a estudantes, professores, colaboradores e ao público em geral a possibilidade de reflexão sobre as melhores estratégias para inclusão e respeito à diversidade cultural, aos processos migratórios, direitos humanos, arranjos familiares e às questões étnico-raciais.

Serviço

O QUE
Cine Debate – Cine CEMAPP
QUANDO
Às quintas-feiras, 29/08, 12/09, 17/10 e 14/11, das 15h às 18h
ONDE
Faculdade Social da Bahia (Prédio Central Maria Alice – Sala 9 – 2º andar) – Av. Oceânica, 2717, Ondina – Salvador (BA)
QUANTO
Gratuito (inscrições no local)
QUEM
Facilitadora: Profª Me. Izaura Furtado

Informações

Telefone: 71 4009-3692 (CeMAPP) | Email: igfurtado@faculdadesocial.edu.br

Últimas Notícias