FSBA coloca causas da Síndrome de Burnout em pauta

Publicado em 19 de agosto de 2019.

Em mais uma edição do Café.com, a Faculdade Social da Bahia discutiu o tema “Conversando sobre Burnout”, em evento aberto ao público, realizado no último sábado (17). A advogada e especialista em Ciências Criminais, Érika Menezes, o psicólogo, filósofo e mestre em Filosofia, Thiago Wesley e o educador físico especialista em Ergonomia, Nadson Reis, ambos professores da FSBA, debateram sobre essa síndrome que se caracteriza por episódios de tensão emocional e estresse causados por condições de trabalho desgastantes.

Entre os principais tópicos, os especialistas debateram casos jurídicos relacionados à Síndrome de Burnout, incluindo exemplos de decisões judiciais, além da necessidade de se analisar todas as causas que levam o indivíduo a sofrer com esse tipo de doença. A Síndrome de Burnout já é citada como doença ocupacional na lista dos agentes patogênicos causadores de doenças profissionais ou do trabalho.

Insatisfação profissional

Em debate também estiveram diversos fatores que desencadeiam a doença e não se resumem à área médica, como projetos de carreira que visam unicamente os benefícios financeiros, e muitas vezes causam insatisfação profissional, e as inúmeras condições inadequadas de trabalho, muitas vezes baseadas na pressão exagerada pelo cumprimento de metas.

Para Gabriela Selles, administradora e estudante de Psicologia, a discussão do tema é muito importante e deve enfocar a busca pelo equilíbrio entre a saúde ocupacional e as pressões profissionais. “As cobranças vão continuar existindo e, para não desencadear um processo de Burnout, não podemos cair na utopia de que vai mudar (o contexto), mas sim nos fortalecermos, termos sempre uma válvula de escape para equilibrar todas essas demandas”, analisa.

O evento Café.Com é conhecido por levantar debates sobre temas atuais e importantes na contemporaneidade, sempre com a presença de profissionais multidisciplinares qualificados. Fique atento à nossa programação!

Últimas Notícias